As forças de segurança de Thames Valley e Hampshire, em Inglaterra, estão a usar uma tecnologia que tem como objetivo detetar a utilização de telemóvel ao volante. Do sistema fazem parte dois detetores, instalados na auto estrada A34, em Oxfordshire, com o custo de 6 mil libras por unidade.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria pelas duas forças policiais e pela empresa Westcotec. O sistema não grava imagens, mas identifica sinais de 2G, 3G e 4G, emitindo um sinal luminoso alertando o condutor no sentido de parar de utilizar o dispositivo.
O detetor consegue identificar se estiver a ser utilizado um sistema Bluetooth de mãos-livres, não advertindo o condutor nessa situação. No entanto, a tecnologia não tem capacidade para distinguir se quem está a usar o telemóvel é o condutor ou um passageiro, ativando o sinal sempre que detetar atividade.
De acordo com a BBC News, a tecnologia vai ser utilizada de forma preventiva, como forma de educar e sensibilizar os condutores. Ao mesmo tempo, pretende identificar os pontos onde o uso do telemóvel ao volante acontece com maior frequência.
Matt Barber, agente da polícia de Thames Valley, admite que “o sistema não é infalível”, mas considera a medida positiva no sentido em que “é necessário tornar a utilização do telemóvel ao volante tão socialmente inaceitável como é conduzir sob o efeito de álcool”.
Em Portugal o uso de telemóvel ao volante é penalizado mas não deixa de ser frequente, tendo-se registado um aumento do número de multas no último ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários