Apesar de não ter sido o primeiro smartphone a apresentar o “notch” para a câmara frontal, o iPhone X popularizou definitivamente o design, que se manteve como tendência para 2018. Mas isso é já passado, e a nova tendência será o “punch-hole”, os já famosos furos feitos no próprio ecrã para albergar a câmara frontal, que as principais fabricantes introduziram neste fim de ano, como a Samsung e a Huawei. Os “leaks” sucedem-se, e ainda hoje foi mostrado como o P40 da Motorola vai igualmente ter o seu furo. A Apple pode adotar pela mesma estética, e isso pode acontecer na próxima revisão de design (não necessariamente nos modelos de 2019).

Segundo a Ice Universe (citado pela Forbes), que tem divulgado diversos “leaks” de modelos da Samsung, o hipotético iPhone XI vai dispensar o design de “notch” e adotar o “buraco” semelhante ao Galaxy A8. O certo é que a Apple anda um pouco à boleia da Samsung no que diz respeito aos ecrãs, visto que a fabricante coreana é a principal fornecedora do componente.

A Samsung encontra-se a trabalhar num novo ecrã que dispensa por completo tanto o “notch” como as molduras “bezels” do design, e integra o sensor de impressões digitais, a câmara frontal e até os altifalantes (tecnologia Y-OCTA), sendo considerado o “holy grail” dos ecrãs infinitos, com uma área de aproveitamento perto dos 100%. E isso sim é o design minimalista que a Apple deseja para os seus equipamentos.

A Apple deve esperar primeiro pelo desempenho dos modelos de topo Galaxy S10, pois apenas em 2019 a Samsung irá fornecer os ecrãs com a tecnologia Y-OCTA à marca da maçã. Isto significa que no próximo ano, mantendo-se a tradição dos lançamentos anuais de novos modelos em setembro, o design do iPhone X irá manter-se, e apenas em 2020 poderá então dar-se a “revolução” no design. E isso não é descabido, pois os especialistas afirmam que a Apple vai falhar a introdução de suporte 5G nos modelos de 2019, empurrando para 2020. Assim, um novo (e refrescante) design, 5G e eventuais novidades tecnológicas podem dar novo alento à estratégia da empresa.