A Nothing tem vindo a fazer teasings do seu próximo smartphone, o Phone (3a) que vai ser revelado oficialmente durante o Mobile World Congress, na próxima semana. As novidades são esperadas para dia 4 de março às 10h00 e a marca já tinha avançado com algumas informações sobre as câmaras fotográficas.

Parte do design do equipamento já era conhecido, sobretudo ao nível do módulo fotográfico, mas a fabricante decidiu abrir o jogo, ou como quem diz, fazer um unboxing do equipamento. Mas como criadores de conteúdos humanos é algo do passado, a Nothing optou por pedir ao robot Neo Gamma que abrisse a caixa.

O Neo Gamma vem da Noruega e 1X Technologies AS e pretende ser qualquer coisa entre o mordomo e o empregado de limpeza. Nas imagens é possível ver o Neo a aspirar, servir bebidas ou endireitar quadros, mas pelos vistos, as suas tarefas podem estender-se a fazer unboxings, como se vê no vídeo partilhado pela Nothing. E note-se a delicadeza com que pega no equipamento.

Num outro vídeo, o diretor de design, Adam Bates, discutiu com a equipa de YouTube da Nothing o processo criativo do design, as suas inspirações e ainda o formato da câmara periscópica. Este módulo esteve em destaque durante a apresentação no vídeo, sendo composto por um sensor Sony, com capacidade de zoom ótico de 3X, zoom “lossless” de 6X através do sensor e a capacidade de ultra zoom de 60X.

Neo Gamma: há mais um robot humanoide candidato a empregado doméstico
Neo Gamma: há mais um robot humanoide candidato a empregado doméstico
Ver artigo

A fabricante já tinha aberto o jogo em relação à câmara, avançando que se trata de um módulo de nível profissional, combinando a lente periscópica com algoritmos de IA para melhorar a claridade das imagens. A câmara promete ainda oferecer fotografias macro mais detalhadas e ainda retratos de 70 mm de foco.

Veja as novas imagens do Nothing Phone (3a):

A nova tecnologia TrueLens Engine 3.0 da Nothing promete a captura de fotografias de qualidade profissional, combinando o mapeamento de tons baseados em IA com deteção de cenas. Este sistema compreender todas as imagens e afina-as para equilibrar a fotografia clássica com a próxima geração de tecnologia computacional.

Veja o vídeo da equipa a falar do novo smartphone:

A marca referiu que o módulo fotográfico conta com um sensor principal de 50 MP e que este é capaz de captar 64% mais luz ao nível do pixel. Contas feitas, a câmara vai ter uma melhoria de 300% em relação ao Phone (2a). Os quatro sensores do módulo vão suportar output de imagens Ultra HDR e a câmara principal, tanto traseira como frontal vão permitir gravar vídeos a 4K, com estabilizador de imagem e melhorias no modo noturno.

Em relação ao processador, Carl Pei, cofundador da OnePlus e fundador da Nothing, já tinha confirmado que o Nothing Phone (3a) assinalaria a mudança dos processadores MediaTek, usados na atual geração dos modelos, para os Snapdragon da Qualcomm. Mas os rumores apontam para o uso de Snapdragon 7s Gen 3.

A fabricante já tinha reconhecido que a integração de IA nas capacidades dos seus modelos é um ponto estratégico para o futuro e que quer transformar num elemento central da experiência personalizada que quer oferecer.