Desde 2021, com o lançamento da linha Galaxy S21, que a Samsung deixou de incluir carregadores nas caixas dos smartphones que vende, seguindo a tendência iniciada pela Apple em 2020. Mas, depois de ter sido multada no Brasil, a fabricante sul-coreana passou a incluir o carregador na caixa dos modelos vendidos no país. Agora, o Galaxy S22 5G e S21 FE 5G juntam-se a esta lista.

A Samsung Brasil indica que o carregador passa a ser incluído “na caixa dos Galaxy S22 5G fabricados a partir do dia 29 de março de 2023”. Já no caso do Galaxy S21 FE 5G, a embalagem dos modelos desta linha “será atualizada com o carregador a partir de abril”. 

De acordo com a marca, os consumidores brasileiros que comprem os smartphones que incluem a embalagem anterior que ainda estão disponíveis nas lojas podem receber um carregador, sem custos adicionais, através do website Samsung Para Você, seguindo as condições estabelecidas por este programa.

“Desde o lançamento dos Galaxy Z Fold4 5G e Galaxy Z Flip4 5G, em agosto de 2022, todos os smartphones lançados pela Samsung no Brasil contam com os carregadores de tomada dentro da caixa”, explica a Samsung Brasil, acrescentando que também se incluem a linha Galaxy S23 5G e os recém-lançados Galaxy A54 5G e A34 5G.

Apple e Samsung multadas no Brasil por não incluírem carregadores na caixa dos smartphones
Apple e Samsung multadas no Brasil por não incluírem carregadores na caixa dos smartphones
Ver artigo

O SAPO TEK entrou em contacto com a Samsung para verificar se a medida é exclusiva ao mercado brasileiro ou se será aplicada a outros países, como Portugal. Fonte oficial da Samsung Portugal indica ao SAPO TEK que, no que toca ao mercado português, não se verificam alterações.

Recorde-se que, no Brasil, a Samsung foi multada em janeiro de 2022 por não incluir carregadores na caixa dos smartphones vendidos no país, numa decisão do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) de Fortaleza, que visou também a Apple.

No que respeita à Samsung, uma vez que esta não foi a primeira vez que foi visada pela entidade, a tecnológica foi multada em mais de 15,5 milhões de reais, o equivalente a mais de 2,5 milhões de euros.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com informação de fonte oficial da Samsung Portugal. (Última atualização: 17h13)