Depois de circularem vários rumores online acerca de um lançamento mais cedo do que o previsto, a Microsoft confirmou que o Surface Duo, o novo conceito de smartphone da linha Surface com um ecrã duplo “dobrável”, vai chegar aos Estados Unidos a 10 de setembro com um preço de 1.399 dólares. A pré-venda do equipamento já começou e, para já, ainda não existem datas de chegada a outros países.

O Surface Duo, que foi revelado de forma discreta através de uma publicação no blog oficial da gigante tecnológica, representa a reentrada da Microsoft no mercado dos smartphones depois da “morte” da plataforma do Windows Phone e do negócio falhado com a Nokia.

Ao contrário de outras ofertas dobráveis que já existem no mercado, ou que estão prestes a chegar, como o recém-apresentado Galaxy Z Fold 2, o “comunicador" de bolso foi concebido com a produtividade em mente, à semelhança dos restantes equipamentos da linha Surface.

Fazendo jus ao seu nome, o Surface Duo é composto por dois ecrãs AMOLED de 5,6 polegadas com tecnologia PixelSense Fusion unidos por uma dobradiça de 360 graus, a mesma que será utilizada no Surface Neo.

Quando aberto, o equipamento passa a ter uma dimensão total de 8,1 polegadas. A Microsoft afirma que é o dispositivo móvel mais fino do mercado, contando com uma espessura de 4,8 milímetros quando está “desdobrado”.

Graças a configuração da dobradiça, vista como “revolucionária” pela Microsoft, o Surface Duo pode ser usado de várias formas: como um livro ou como um portátil, totalmente aberto como um tablet, dobrado com os ecrãs de costas um para o outro ou até mesmo “virado” ao contrário.

No interior do equipamento com suporte ao Android 10 está um processador Snapdragon 855 da Qualcomm, acompanhado por 6 GB de memória RAM e duas configurações no que toca ao nível de armazenamento: uma de 128 GB e outra mais cara de 256 GB. Ainda há espaço para uma câmara de 11 MP, que pode ser usada tanto para tirar fotografias, gravar vídeos ou fazer videochamadas.

Microsoft quer que programadores comecem a desenvolver para modelos de duplo ecrã
Microsoft quer que programadores comecem a desenvolver para modelos de duplo ecrã
Ver artigo

A Microsoft promete o “melhor de dois mundos” ao juntar a sua suite de produtividade com o acesso às aplicações da Play Store. Recorde-se que a empresa tem vindo a incentivar os produtores e programadores a produzir conteúdos para modelos de smartphone com ecrãs duplos.  O objetivo é garantir que os websites e aplicações funcionem no novo conceito de ecrãs, explorando depois as novas aplicações práticas para os mesmos.

Embora tenha duas baterias com uma capacidade total de 3.577 mAh, menor do que, por exemplo, a de 4.500 mAh do novo Galaxy Note 20 Ultra da Samsung, a Microsoft afirma que o equipamento tem uma autonomia preparada para durar todo o dia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.