O mercado de smartphones em Portugal voltou a cair no primeiro trimestre de 2023, com 566.000 unidades a serem vendidas. Apesar da descida de 16,8% em comparação com o ano passado, o preço médio de venda aumentou 33,1%, com as vendas a corresponderem a 270 milhões de euros.

Ao SAPO TEK, Francisco Jerónimo, vice presidente, Data & Analytics - Devices Europe na IDC, explica que, durante o primeiro trimestre do ano, o preço médio de venda subiu para 447 euros. Por comparação, no último trimestre de 2022, este valor situava-se nos 394 euros. Já no primeiro trimestre do ano passado o preço médio de venda em Portugal era de 358 euros.

Recorde-se que, de acordo com dados partilhados anteriormente por Francisco Jerónimo, a Samsung voltou a liderar o Top 5 de fabricantes, contando com uma quota de mercado de 39,1%. A Xiaomi ocupa o segundo lugar deste ranking, com uma quota de 24,8%. A Apple volta a fechar o “pódio”, desta vez com uma quota de 21,7%.

Mercado de smartphones volta a cair em Portugal. Apple destaca-se no segmento Premium
Mercado de smartphones volta a cair em Portugal. Apple destaca-se no segmento Premium
Ver artigo

Segundo o analista, a “Apple mostrou um crescimento notável no segmento Premium”, ultrapassando as restantes fabricantes. No que respeita ao número de unidades enviadas para as lojas, a Apple, assim como a Oppo, foram as únicas fabricantes do Top 5 que viram este valor crescer.

Olhando para os próximos meses, Francisco Jerónimo explica ao SAPO TEK que se espera que o mercado continue a cair no segundo trimestre, seguindo-se uma “ligeira recuperação” no terceiro, mas uma nova queda nos último trimestre do ano.

“Este ano as vendas de smartphones serão menores que em 2022”, afirma, acrescentando que convém notar que Portugal assistiu a crescimentos fortes nos dois primeiros trimestres desse ano, “o que levaria obrigatoriamente a quedas em 2023”.

“Estas quedas não se devem obrigatoriamente a uma queda forte da procura fruto da situação económica, mas sim a um ajuste relativo ao crescimento de 2022”, realça Francisco Jerónimo.

O mercado global de smartphones também voltou a "tremer" no primeiro trimestre de 2023. Com 268,6 milhões de equipamentos a serem enviados para as lojas, o mercado registou uma descida de 14,6%: a sétima queda trimestral consecutiva e superior àquela que a IDC tinha previsto anteriormente

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.