No quarto trimestre de 2022 o mercado de smartphones voltou a registar perdas, com uma quebra de 13,4% em unidades que foi sentida em todas as principais fabricantes. As perdas somam-se a um terceiro trimestre em que as vendas caíram 25,9% no mercado português, mas onde a Apple mostrou resiliência.

A Samsung continua a liderar o top 5 das fabricantes de smartphones em Portugal, com 35,9% de quota de mercado, com a Xiaomi em segundo e a Apple caindo novamente para terceiro lugar, mas todas perdem em unidades face ao final do ano de 2021.

As expectativas para o resto do ano não são positivas e Francisco Jerónimo, vice presidente, Data & Analytics - Devices Europe na IDC, explica que o mercado deve continuar com perdas nos próximos meses, devido à fraca procura.

O analista sublinha que o único segmento que continua a crescer é o dos smartphones mais caros, acima dos 1.000 euros.

"Este segmento é o único a crescer, em Portugal e no mercado europeu, e não cresce mais porque a Apple não tem capacidade de entrega", explica Francisco Jerónimo.
Smartphones 4º trimestre 2022
créditos: IDC

Para além do iPhone 14, o vice presidente da IDC para a área de equipamentos diz que também os wearables da Apple estão com volumes de vendas muito interessantes no mercado português, em especial o Apple Watch Ultra.

"O que verificamos é que quem tem necessidade de renovar os equipamentos está a optar por modelos mais baratos, excepto no segmento premium [...] Quem tem poder de compra continua a adquirir este modelos de smartphones acima de 1.000 euros", sublinha Francisco Jerónimo.

Smartphones em Portugal ultrapassam 2,5 milhões de vendas em 2022

Os dados do quarto trimestre mostram que, no total, foram entregues nas lojas 676 mil unidades nos três meses onde normalmente se concentra o maior volume de vendas, com o Natal e a Black Friday a justificarem a compra e troca de smartphones. A quebra que se faz sentir em Portugal segue em linha com o que acontece a nível global, onde os envios de equipamentos para as lojas caíram 18,3%, a maior queda de sempre registada num único trimestre.

A Samsung mantém o primeiro lugar no top 5 das marcas de smartphones em Portugal e a Xiaomi retoma a segunda posição, que tinha perdido para a Apple no terceiro trimestre de 2022. Na quarta e quinta posições estão, respetivamente, a Oppo e a Alcatel/TCL.

No total do ano de 2022 as vendas de smartphones ultrapassaram os 2,5 milhões de unidades, depois de se terem registado crescimentos fortes nos dois primeiros trimestres face ao ano anterior, de 20,7 e 12,1%, respetivamente. Mesmo assim, o Top 5 não se alterou e a Samsung mantém o primeiro lugar no total do ano, com mais de 42% do mercado, seguida pela Xiaomi e a Apple, com a Oppo e a Alcatel/TCL mais distantes mas ainda acima da soma dos equipamentos entregues por outras marcas.

"A Xiaomi está a aproximar-se da Samsung e a consolidar o trabalho no mercado português", sublinha Francisco Jerónimo, adiantando que existia a expectativa de que a Oppo pudesse ser uma ameaça mais forte, que ainda não se concretizou.

O analista admite que o mercado que era da Huawei está a ficar para a Samsung e a Xiaomi e que a Oppo não conseguiu capitalizar as quebras da marca chinesa que foi afetada pelo bloqueio económico nos Estados Unidos que levou a que tivesse deixado de utilizar os Google Mobile Services.

Para o resto do ano as expectativas não são positivas. A IDC ainda não divulgou as previsões mas Francisco Jerónimo avisa que as quebras de vendas se devem manter devido a uma procura fraca, afetada pela conjuntura económica.

Há ainda que considerar o efeito do crescimento do mercado de recondicionados, em especial na Apple que se está a posicionar para alargar as vendas de iPhone em 2ª mão em mais países europeus.