As duas horas habituais do keynote que abre o evento de programadores da Apple, o WWDC, trouxeram o habitual nível de excitação da audiência, mas não há assim tantas novidades a aplaudir. E algumas são repetidas da concorrência, como os Memoji, muito semelhantes a outros avatares já existentes...

"Sempre acreditámos que as pessoas com paixões podem mudar o mundo", afirmou Tim Cook na abertura do evento em Chicago, que destacou a importância da escola onde decidiram fazer a apresentação, salientando a "paixão" pela educação e a importância que tem no desenvolvimento da empresa nos últimos 40 anos.

Entre os anúncios feitos hoje está uma nova versão do iOS 12 mais rápida e eficiente, e com novidades a nível das experiências AR, do Facetime que pode ter até 32 pessoas em conversa simultâneo, e controle sobre a forma como os filhos usam as aplicações. E os Memojis.

Mas a melhor notícia para quem já tem um iPhone, iPad ou iPod Touch é que todos os dispositivos que suportavam o iOS 11 também vão suportar o iOS 12.

Destaque ainda para a plataforma ARKit 2, melhorada para integrar mais experiências de realidade aumentada com ligação a localizações específicas, deteção de objetos e a capacidade de "seguir" uma imagem que tornam a utilização mais dinâmica. Uma nova app, a Measure app, serve também para tirar medidas de objetos reais usando apenas a câmara. As utilizações práticas estão agora nas mãos dos programadores.

Um Mac mais "cores do deserto"

Para os utilizadores dos computadores da Apple há também novidades, com a nova versão do Mac OS Mojave, agora com Dark Mode, mas também acesso a novas apps que só estavam disponíveis para iOS. Conte ainda com um reforço da segurança e privacidade, e uma versão beta já disponível hoje, apesar da versão final só chegar no final do ano.

A possibilidade de tirar uma fotografia no iPhone e "colar" imediatamente a imagem no Mac, com a Continuity Camera, deu direito a uma das demos mais "cool" no WWDC 2018, mas já vimos isto noutros lados antes.

No "pacote" há também uma nova Mac App Store completamente redesenhada, mais fácil de navegar e com melhor pesquisa, que é muito bem vinda.

No reino dos gadgets não houve novidades com "modo iPhone", sem o modelo SE que chegou a ser falado, mas há mudanças também em software para o Watch e a Apple TV.

Os relógios da Apple vão receber o novo watchOS 5, com mais atividades, novos treinos que incluem o yoga e um modo Walkie Talkie para falar com os amigos. E a Siri está mais "esperta" sendo apenas necessário levantar o relógio à altura do rosto para "acordar" a assistente de voz.

Do lado da Apple TV a aposta é 4K, com mais qualidade de imagem e filmes e TV em 4K HDR, mas também melhorias no com com Dolby Atmos 3D.

As novas versões de software só vão estar disponíveis no outono, mas os programadores podem experimentar tudo (ou quase) já hoje.

Nota da redação: A notícia foi atualizada após a apresentação da Apple. Última atualização às 21h10.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.