A ideia era tornar o Snapchat mais simples e fácil de utilizar, sobretudo ao público mais velho, mas o novo design da rede social originou uma série de protestos por parte dos seus fãs, levando a uma petição com 1 milhão de assinaturas para que a empresa reconsiderasse. Em causa estava a mudança das publicações dos amigos para o ecrã da esquerda, enquanto o da direita era reservado para conteúdos pagos e patrocinados, embora a ideia fosse tornar o serviço mais transparente. Foram introduzidas novas funcionalidades nos últimos meses, incluindo a possibilidade de fazer videoconferências na aplicação. Mas isso não atenuou a “fúria” dos utilizadores.

Evan Spiegel revelou agora uma nova atualização, que já começou a ficar disponível nos dispositivos iOS, que recupera o design anterior das principais funcionalidades. A página de “amigos” que estava misturada com as de chat e histórias foi retirada. O conteúdo passa a estar separado e as conversações voltam a ser listadas por ordem cronológica.

Outra alteração prende-se com a “landing page” quando arranca com a aplicação, que volta a ser a câmara fotográfica. Será necessário deslizar para a esquerda para ter acesso aos amigos, enquanto para a direita poderá ver os posts das histórias. Os conteúdos serão apresentados em feeds de amigos, de subscrições, dos anunciantes e pessoas que segue. O conteúdo recomendado “For You” também é aqui listado.

Ainda que seja a aplicação favorita dos utilizadores jovens americanos, o Snapchat tem perdido terreno para o seu rival Instagram, sobretudo quando este tem replicado algumas das funcionalidades “únicas” da rede social de Evan Spiegel. Também as receitas “estagnaram”, o que, segundo o relatório de contas da empresa, se deveu ao comportamento disruptivo dos utilizadores, o que causou alguma apreensão nos parceiros publicitários.

A atualização com o “novo/velho” design começou a ser lançado nos dispositivos iOS, não havendo ainda datas relativas à versão Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.