Já há data para a próxima edição da Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple, que decorrerá entre os dias 10 e 14 de junho. Além dos rumores que circulam na Internet, há mais uma pista que leva a crer que esta tecnologia fará parte das novidades anunciadas pela gigante de Cupertino.
Numa publicação na rede social X, Greg Joswiak, vice-presidente senior de Marketing Global da Apple, afirma que a próxima WWDC será “Absolutely Incredible” (absolutamente incrível, em português), piscando o olho à sigla inglesa para inteligência artificial (AI).
No início do ano já circulavam rumores de que a Apple poderia aproveitar a próxima WWDC para anunciar uma atualização à assistente Siri, que ganharia capacidades de IA generativa para aprofundar as conversas com os utilizadores.
Ao que tudo indica, a tecnológica estará a trabalhar com quatro modelos de inteligência artificial para preparar as novidades impulsionadas por IA generativa que quer integrar na próxima versão do sistema operativo do iPhone.
Dois destes modelos foram desenvolvidos pela Apple, a partir da sua framework proprietária Ajax, e estarão na base do AppleGPT, referido em vários rumores, e que a empresa tem já vindo a usar internamente. Os testes estão também a ser realizados com o modelo que está na base do ChatGPT e com o Flan-T5 da Google para comparar resultados.
Anteriormente, Mark Gurman da Bloomberg já tinha apontado para a possibilidade do iOS 18 ser a maior atualização de sempre ao sistema operativo do iPhone. No entanto, como reportado mais recentemente, esta versão do sistema operativo não marcará a estreia do chatbot de IA da Apple.
A empresa estará em negociações com a Google para um acordo de utilização da IA generativa do Gemini em forma de licenciamento. Antes de abordar a gigante de Mountain View, a tecnológica liderada por Tim Cook já teria falado com a OpenAI para utilizar o seu modelo. Segundo a informação avançada pela Bloomberg, o iOS 18 pode ter funcionalidades de IA processadas no próprio iPhone.
Recorde-se que numa recente nota o analista Jeff Pu, da Haitong International Tech Research, indica que a Apple estará a planear mudanças no processador A18 Pro que será usado nos modelos mais avançados do iPhone 16. As alterações que a empresa pretende fazer na nova geração de processadores centram-se no processamento de funcionalidades de IA no próprio equipamento.
Em destaque
-
Multimédia
Carros elétricos compactos e modulares: Que modelos já pode conduzir e que ofertas estão a caminho? -
App do dia
Como gerir o tempo que os mais novos passam a jogar? Sony tem uma app para ajudar os pais -
Site do dia
Wplace abre o mapa do mundo a novos desafios para viajar em pinturas colaborativas -
How to TEK
Como remover widgets da barra de tarefas do Windows 11
Comentários