Ainda faltam vários meses até a próxima edição da Worldwide Developers Conference (WWDC), mas espera-se que o iOS 18 seja um dos pontos de destaque do evento anual da Apple. Aliás, segundo Mark Gurman da Bloomberg, esta poderá ser a maior atualização ao sistema operativo do iPhone.

Embora não avance com muitos mais detalhes em relação às novidades que podem chegar ao iOS 18, anteriormente, Mark Gurman tinha avançado que a Apple estava a planear o lançamento de uma versão melhorada da Siri, com capacidades alimentadas por inteligência artificial generativa.

Ao que tudo indica, as funcionalidades de IA generativa da Siri vão permitir uma maior personalização, além de conversas mais naturais com a assistente inteligente. A gigante de Cupertino terá intenção de integrar IA noutras funcionalidades dos seus smartphones, mas também em apps como a de Mensagens ou no serviço Apple Music.

Outra das funcionalidades que pode ser incluída no iOS 18 é o suporte ao protocolo RCS. A Apple já confirmou que ia adotar o protocolo a partir de 2024, que chegará sob a forma de uma atualização de software, trazendo um conjunto de funcionalidades ao estilo do iMessage às mensagens entre quem tem um iPhone e quem usa um smartphone Android.

Apple cede à pressão e RCS está a caminho do iPhone. iMessage continuará “fechado” a outras plataformas?
Apple cede à pressão e RCS está a caminho do iPhone. iMessage continuará “fechado” a outras plataformas?
Ver artigo

Recorde-se que, com a adoção do protocolo RCS, o iMessage não deixará de existir, passando a funcionar em paralelo com esta nova opção, realça a Apple, que continua a defender que o seu serviço de mensagens é mais seguro e privado.

A Apple é uma das tecnológicas visadas pelo Regulamento dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) na Europa, com o iOS, a App Store e o browser Safari serem designados pela Comissão Europeia como gatekeepers, que terão de cumprir um conjunto de regras específicas até ao dia 7 de março.

A empresa da maçã tem-se posicionado contra as obrigações do regulamento, mas a pressão do executivo comunitário levou-a a “ceder” e a anunciar que a App Store, o iOS e o Safari vão ter novas regras na UE.

As mudanças, que estão a gerar polémica na comunidade tecnológica, podem ser testadas na versão beta do iOS 17.4, chegando depois a todos os utilizadores na UE a partir de março.