A loja de aplicações do iOS está a assinalar o 15º aniversário. Um marco na história da própria Apple mas não só, já que a App Store acabou por se transformar também num referência para a indústria. Tem sido o grande motor de um mercado que ganhou dimensão e que tem hoje uma oferta indispensável no dia-a-dia de quase toda a gente. Quem não usa pelo menos uma app para fazer qualquer coisa? Haverá certamente quem não use, mas serão cada vez menos.
A Apple começou por não acreditar num modelo de parcerias, com apps desenvolvidas por terceiros para o universo iOS, mas rapidamente mudou de ideias, ainda sob o comando de Steve Jobs. A mudança de estratégia rapidamente se confirmou correta. A App Store ajudou a potenciar o melhor do iPhone, graças à criatividade dos programadores que se juntaram ao ecossistema da Apple. O iPhone abriu caminho a um formato de serviços digitais que se tornaria indispensável, sobretudo pela conveniência.
Quinze anos depois, a App Store continua a ser o ecossistema de apps móveis que mais fatura. É um dos grandes pilares de receita da Apple, mas tem também um impacto importante para as marcas e programadores que desenvolvem e vendem naquele ecossistema.
A propósito do aniversário, a Apple encomendou um estudo que faz contas ao valor gerado pela App Store, informação que o SAPO TEK já tinha publicado, e que foi agora também trabalhada pela Statista, que criou uma infografia. O gráfico resume os principais números daquela que se tornou uma das principais galinhas de ouro da Apple.
Só no ano passado, a App Store abriu caminho a receitas para os parceiros de 1,1 biliões de dólares, um valor que mais do que duplica o apurado para 2019. A grande fatia desta receita está associada à venda de bens e serviços físicos através das apps para iOS, que respondem por 81% das receitas facilitadas pelo ecossistema iOS. Por sectores, o retalho genérico é o que mais se destaca. A encomenda de comida tem também um peso cada vez mais importante neste universo, onde foram gerados 10 mil milhões de dólares em pagamentos digitais.
O estudo da Apple também mostra que nos últimos 15 anos foram descarregadas a partir da loja 370 mil milhões de apps, permitindo aos programadores faturarem mais de 320 mil milhões de dólares com esse negócio.
A Apple vai lançar no início do próximo ano o Reality Pro, o headset que marca a entrada da empresa no mundo da realidade aumentada. O kit de desenvolvimento de aplicações já está disponível. Será que a proeza se repete e a Apple consegue voltar a marcar o passo da indústria, nos conteúdos para este tipo de sistemas?
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