O Windows Phone foi uma tentativa da Microsoft de entrar no mercado mobile que não correu da melhor maneira. Esta terça-feira a empresa encerra, oficialmente, o suporte ao Windows Phone 8.1.
A empresa anunciou o lançamento do Fall Creators Update no próximo mês de setembro. Com ele vão chegar novas funcionalidades de sincronização com equipamentos Android e iOS e uma nova imagem.
O Microsoft Fluent Design System vai facilitar o desenvolvimento de aplicações que funcionem igualmente bem em smartphones, tablets, computadores e equipamentos de realidades alternativas.
Explorada, a vulnerabilidade poderia deixar todo um computador à mercê de um atacante. A Microsoft garante, no entanto, que não tem relatos que comprovem que esta falha foi aproveitada em ataques reais.
A tecnológica apresentou também uma aplicação de realidade aumentada que vai misturar realidade e virtualidade nas câmaras dos tablets equipados com Windows 10 e Creators update.
Para além de estar focado no potencial educativo da tecnologia, esta nova versão do sistema operativo é mais leve do que as restantes, funcionando em exclusivo com o ecossistema da Microsoft.
Uns dizem que é um número de sorte, outros dizem que é um número de azar, mas certeza das certezas, 13 vai ser o número de dispositivos com o sistema operativo da Microsoft que vão receber a mais recente atualização do Windows 10.
A tecnológica norte-americana vai deixar de prestar apoio técnico aos utilizadores desta versão do Windows a partir desta terça-feira, dia 11 de abril.
Ainda não é possível publicar conteúdos na sua conta, mas, a partir de hoje, pode interagir com os seus contactos do Instagram através da app para Windows 10.
A loja de aplicações do sistema operativo da Microsoft vai ganhar uma secção dedicada aos livros digitais que estará disponível para computadores e equipamentos móveis.
A Microsoft está a estender a sua capacidade de tradução ao mundo real, saltando dos chats do Skype e das apps para o reconhecimento e tradução automática de conversas de "viva voz".
O Microsoft Teams é a nova aposta da tecnológica de Redmond para o segmento empresarial. O Slack já avisou a empresa para "ter cuidado com quem se mete".
Depois do lançamento da versão para computadores, a Microsoft antecipa agora a disponibilização da atualização do sistema operativo para os equipamentos móveis.
Com o fim do suporte dos mapas HERE e apps associadas para Windows 10 os utilizadores das plataformas da Microsoft podem ter um problema de "orientação" que a empresa quer resolver.
O Xbox Play Anywhere foi anunciado durante a E3, no passado mês de junho, mas a Microsoft só agora confirmou a sua data de lançamento. E já há uma lista de 12 jogos com suporte multiplataforma.
A assistente virtual da Microsoft vai finalmente ser implementada na consola da marca. Numa primeira fase, a atualização não vai estar disponível em Portugal.
A Microsoft anunciou que vai remover do Windows 10 a funcionalidade que permite a partilha de redes Wi-Fi entre amigos. O fim do Wi-Fi Sense é ditado pela baixa utilização, que não justifica os custos de desenvolvimento e atualização do software.
Claro que a assistente digital não vai revelar os segredos antes da ‘festa’, mas espera-se que venha a ser um dos destaques ao ganhar novas funcionalidades e mais inteligência. Windows 10, Xbox One e HoloLens também deverão trazer novidades.
A Microsoft tinha garantido num primeiro momento que ia atualizar todos os dispositivos Windows Phone 8.1 para a mais recente versão do sistema operativo. Isso já não vai acontecer e até o smartphone mais popular de todos, o Lumia 520, não está na lista para o update.
A Microsoft começou a disponibilizar a versão mobile do sistema operativo, mas nem todos os equipamentos Windows Phone 8.1 vão poder migrar. Há ainda uma aplicação que ajuda-o a fazer a tão esperada atualização.