Nos últimos 10 anos Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla, transformou-se numa das maiores estrelas do Twitter. Pública como poucos, com o seu estatuto. É seguido e comentado de forma entusiástica, entre os que gostam e os que não gostam do estilo, e usa a rede social para falar de tudo um pouco.
Ao longo dos últimos 10 anos a sua audiência cresceu significativamente, mas a sua dedicação à rede social também e há meses em que o homem mais rico do mundo tem tempo para fazer mais de 400 publicações na rede social, como aconteceu ainda em julho do ano passado.
A Visual Capitalist decidiu analisar toda a atividade do multimilionário na rede social, para descobrir tendências e perceber como evoluiu a sua forma de lidar com a plataforma nos últimos anos, onde acumula hoje 77 milhões de seguidores, na 11ª conta mais popular da rede social.
Identificou algumas tendências que não se podem considerar uma surpresa: Tesla e SpaceX foram os temas mais visados pelas publicações de Musk, com destaque diferente em alturas distintas, tendo em conta a atividade de cada uma das companhias em diferentes alturas. Os assuntos mais referidos em relação a estes dois temas estão representados no círculo exterior do infográfico, onde é possível perceber que assuntos mais dominaram a atualidade de Musk, ano a ano.
Mas a rede social tem servido para Musk opinar sobre os mais diversos assuntos, às vezes em mais de 30 tweets diários. Há publicações referentes a outros projetos do multimilionário, a política, indústria, criptomoedas ou sustentabilidade, por exemplo.
Na animação é possível identificar o destaque dado a cada um destes temas, no círculo interior da animação. Os temas foram identificados a partir de palavras-chave e os mais destacados foram os mais referidos nas publicações.
Muitas destas publicações geraram polémica. Algumas obrigaram Musk a pagar multas pesadas ou foram mesmo motivo de fortes perdas para os investidores da Tesla. Mas por aqui também passaram anúncios em primeira mão de eventos que vão ficar para a história, como a primeira viagem privada ao espaço, protagonizada pela SpaceX. E outros anúncios que nem tanto, como a promessa de lançamento de um lança-chamas em edição limitada da The Boring Company, que acabou mesmo por concretizar-se. E mesmo a propósito, ainda hoje Elon Musk desafiou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para um combate.
Na galeria pode ver uma seleção de publicações feita pela Visual Capitalist que é representativa, não só da diversidade de temas que Musk tem explorado no Twitter ao longo dos anos, mas também do impacto que as suas publicações têm naquela audiência e como esta tem crescido, ano após ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Câmara Osmo Action 5 Pro da DJI tem novo sensor, mais autonomia e ecrãs maiores -
App do dia
Hidden Through Time 2: Myths & Magic desafia a encontrar objetos escondidos -
Site do dia
Como melhorar a proteção de menores online? Comissão Europeia quer ideias -
How to TEK
Descubra mais informação sobre uma imagem através do Google Lens
Comentários