Em fevereiro, a NASA lançou uma competição para pôr os internautas a escolher a melhor fotografia da Terra captada por astronautas a partir do Espaço. Depois de um longo processo de seleção, a grande vencedora do “Tournament Earth: Astronaut Photography” já é conhecida.
Na competição, os internautas podiam escolher as suas fotografias preferidas do Earth Observatory da NASA, que se afirma como um autêntico repositório de imagens captadas pelas missões da Agência ao longo dos anos.
De todas as propostas, a NASA escolheu as 32 melhores e, após cinco rondas de votação, o público decidiu a vencedora: uma fotografia do lago Van na Turquia tirada pela astronauta Kate Rubins a partir da Estação Espacial Internacional, alcançando mais de 930.000 votos.
Além da fotografia do lago Van, há muito mais para descobrir na seleção de imagens que fizeram parte da competição da NASA: da “dança” de poeira e nuvens sobre o deserto do Saara às auroras boreais, passando ainda por uma visão espacial de fenómenos como tufões, erupções vulcânicas.
Clique na galeria para ver as imagens que fizeram parte da competição da NASA
A imagem vencedora, captada em setembro de 2016, apresenta uma visão impressionante do lago, onde se destacam vários redemoinhos azuis. A NASA explica que o lago Van é um dos maiores lagos alcalinos do mundo. As suas águas contam com um pH de 10 e com um elevado nível de salinidade.
Os seus redemoinhos característicos são compostos por partículas de carbonato de cálcio, detritos e matéria orgânica. O fenómeno ocorre com maior frequência durante a Primavera e o Outuno, duas alturas do ano em que há um maior crescimento de fitoplâncton e de plantas aquáticas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários