Oitenta e uma horas de trabalho e 9.500 peças fizeram nascer um modelo curioso de uma das componentes do Acelerador de Partículas desenvolvido pelo CERN. A ideia foi do físico Sasche Mehlhase, do instituto Niels Bohr em Copenhaga. A execução também é sua.



Com a iniciativa o cientista procura chamar atenção para a ciência e despertar a curiosidade de quem vir o projeto, agora exposto no instituto. Todos os pormenores do detetor ATLAS estão replicados na construção de Legos, que exigiu 48 horas de trabalho no PC para criar o modelo 3D que permitisse orientar a montagem das peças. Outras 33 horas foram usadas para encaixar peças e fazer nascer a construção.



Criar esta réplica em Legos implicou um investimento de cerca de 2 mil euros. O autor da ideia admite já ter contactado a fabricante das peças plásticas que suportam o projeto solicitando financiamento para dar seguimento ao projeto e torná-lo numa ferramenta de aprendizagem, mas até à data em que concedeu entrevistas à imprensa internacional não tinha obtido resposta.



O ATLAS (A Toroidal LHC ApparatuS, em inglês, Dispositivo Instrumental Toroidal para o LHC, em português) é uma das 6 experiências do LHC do CERN. É um detetor de partículas criado para detetar o bosão de Higgs, partículas super simétricas (SUSY) identificadas em teoria mas que ainda não foram detetadas de forma experimental.




A construção de ATLAS envolve 172 institutos de investigação e mais de 2.500 cientistas de 37 países.




[caption][/caption]




[caption][/caption]




[caption][/caption]




[caption][/caption]




[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira