
No topo do Corcovado está a estátua do Cristo Redentor, uma das imagens de "marca" do Rio de Janeiro e do Brasil em geral. É também considerada como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno.
Mas até aqui não havia uma recriação digital fidedigna do monumento, nem da área circundante. Se alguém quisesse fazer um estudo mais pormenorizado sobre a construção ou pretendesse, por exemplo, avançar com um plano de limpeza, os dados que teriam não seriam os mais certeiros.
Foi por isso que a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a empresa de digitalização Pix4D e a fabricante de drones Aeryon se juntaram para criar uma versão digital do Cristo Redentor.
O que o consórcio de entidades fez foi fazer uma digitalização gigante, através da captura de centenas de fotografias, que foram mais tarde renderizadas. A seguir o leitor encontra o resultado final do trabalho, bem como um vídeo que ilustra parte do processo de scanning ao monumento.
Christ the Redeemer Rio
by Pix4D
on Sketchfab
A digitalização produziu uma imagem virtual com 2,5 milhões de triângulos e 134 milhões de pontos individuais, o que garante à partida uma das recriações digitais mais fieis de sempre - se não a mais "real" - do monumento brasileiro.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários