Depois de vários testes a velocidade mais "moderada", a cápsula protótipo Hyperloop One acelerou verdadeiramente em ambiente real para mostrar “um cheirinho” daquilo que vai ser capaz de fazer.
De acordo com a empresa, a “carruagem” levitou magneticamente para alcançar velocidades de 205Km/h ao longo do tubo de testes instalado no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, numa marca que estabelece um novo recorde.
Foi um grande passo para a Hyperloop One face aos valores que tinham sido alcançadas nos testes de maio. Desta vez a cápsula viajou 4,5 vezes mais longe, atingiu velocidades 2,7 vezes superiores e experimentou 3,5 vezes mais potência, de acordo com os dados revelados.
“A Fase 1 provou que a tecnologia funciona e que o Hyperloop é real. Para a Fase 2 partimos de tudo aquilo que aprendemos dos nossos testes iniciais e conseguimos mais e mais velocidade a uma maior distância”, sublinhou o engenheiro responsável e cofundador da Hyperloop One Josh Giegel. “Estamos agora um passo mais próximo para levar o Hyperloop a todo o mundo”.
O Hyperloop é um conceito idealizado pelo visionário Elon Musk - mas que o atual patrão da Tesla Motors e da SpaceX "descartou", supostamente, por falta de tempo - que prevê que “carruagens” autónomas sejam colocadas em túneis de vácuo, apoiadas num sistema de levitação magnético.
O objetivo é que o sistema ofereça velocidades de deslocação em redor dos 1.200 quilómetros por hora e que numa primeira fase, faça o transporte de carga, mas num segundo momento também transporte de passageiros.
A Hyperloop One é uma das empresas que está a investir no conceito, existindo também a Arrivo, criada recentemente por Brogan BamBrogran, antigo engenheiro da SpaceX, que saiu do Hyperloop One, onde estava entre os cofundadores do projeto.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos e máquinas de lavar e secar Mijia são os novos eletrodomésticos da Xiaomi em Portugal -
Site do dia
Qual é o seu nível de literacia financeira? 20 perguntas colocam conhecimentos à prova -
App do dia
TOEM leva-o numa aventura fotográfica a preto e branco entre puzzles e personagens curiosas -
How to TEK
Não quer que o LinkedIn use os seus dados para treinar modelos de IA? Saiba como desativar
Comentários