Dezembro é o mês dos resumos por excelência, no entanto, se não é grande fã deste tipo de conteúdos, talvez o apanhado da Agência Espacial Europeia (ESA) o faça mudar de ideias. Afinal, a ESA tem o privilégio de ter a melhor vista para tudo o que acontece cá em baixo, tal como a maioria das Astronomic Pictures of the Day têm vindo a provar.

Note, contudo, que o 2017 da agência não foi apenas feito de lindas paisagens cósmicas. Tanto no espaço como na Terra, a empresa fez por trabalhar, dando início a novos projetos e cessando outros com décadas de história, como foi o caso da sonda espacial Cassini, que mergulhou para o vazio após 20 anos de missão.

À Cassini juntou-se também a LISA Pathfinder. A sonda foi lançada para o espaço a 3 de dezembro de 2015, para detetar ondas gravitacionais, mas finalizou o seu percurso no passado mês de junho. O arquivo de descobertas da nave foi tornado público em 2016 e pode ser consultado através deste link.

Outro dos destaques é dado à constante mudança de inquilinos na Estação Espacial Internacional, que começou por receber o francês Thomas Pesquet, logo em janeiro. A ele seguiu-se o astronauta italiano Paolo Nespoli, que chegou à ISS seis meses depois.

A estes juntaram-se muitos outros acontecimentos, como o lançamento de satélites e a colaboração com outras agências espaciais, que pode ficar a conhecer em pormenor no vídeo abaixo.