Thomas Pesquet pertence à nova geração de astronautas sociais e, como tal, durante a sua estadia a bordo da Estação Espacial Internacional ilustrou as contas do Twitter, Instagram e afins com (muitas) fotos do seu dia-a-dia espacial.

E, de entre as suas “saudações espaciais” especiais, houve pelo menos uma especificamente dirigida a Portugal, com o objetivo de assinalar o 25 de abril.

Thomas Pesquet também mostrou os seus dotes de comunicador na disponibilidade para responder desde “lá de cima” às perguntas dos curiosos - ou mesmo “profissionais” - “cá de baixo”, inclusive às de alunos portugueses.

Após cerca de seis meses no Espaço consta que já tem as malas prontas para reentrar na atmosfera terrestre. E prestes a despedir-se do Espaço, o tempo livre dos últimos dias tem sido aproveitado para partilhar o maior número de fotos possível. Estas são algumas das últimas.

 

Em entrevista recente à AFP, disse que vai ter saudades da vista e que está “um pouco triste” de regressar, mas ao mesmo tempo feliz por poder “abraçar a namorada, ver a família e amigos, ir à praia, passear pelo campo e sentir a brisa no rosto”.

A comida no espaço, acrescentou o astronauta, “não é ótima”, e ir á casa de banho “é mais acampar do que um hotel de cinco estrelas”.

Com o regresso de Thomas Pesquet, quem será o astronauta social de serviço que se segue?