Com vários objetivos, a nova missão vai utilizar a Lisa Pathfinder, uma sonda lançada em 2015 para procurar indícios de ondas gravitacionais no espaço, e que levou consigo software desenvolvido em Portugal, destinado a garantir a fiabilidade dos sistemas de bordo.
Aproveitando a sensibilidade cirúrgica (com provas dadas) das ferramentas que equipam a Lisa Pathfinder, os cientistas querem agora traçar um mapa da distribuição das diminutas partículas de pó deixadas para trás por cometas e asteroides.
Analisar e perceber o trajeto destas partículas irá ajudar os cientistas numa série de investigações, desde entender a física na formação de um planeta, a calcular os riscos do impacto dos restos rochosos de um cometa numa nave espacial, refere a NASA.
Um vídeo explica os pormenores da nova missão.
Em destaque
-
Multimédia
Sweekar quer ser um Tamagotchi para os tempos modernos (com IA incluída) -
App do dia
Acompanhe satélites, planetas e fenómenos espaciais com a AstroAlert -
Site do dia
#PressPlayTogether incentiva pais e filhos a jogar em conjunto com mais responsabilidade e segurança -
How to TEK
Tem iPhone atualizado com o iOS 26? Saiba como tirar partido das novas ferramentas das mensagens
Comentários