A New Horizons já fez mais de 4.800 milhões de quilómetros e tem encontro prometido com Plutão no Verão de 2015. Depois de quase nove anos de viagem, está agora prestes a "acordar de vez" para começar a estudar o planeta anão mais famoso do sistema solar.
Durante a sua viagem interplanetária a nave não tripulada da NASA hibernou por várias vezes que somadas dariam no total uma "sesta" de quase cinco anos, de modo a conservar energia.
Quando dormia ficava quase completamente desligada, mantendo apenas energia suficiente para enviar todas as semanas um sinal para Terra de que estava bem.
A New Horizons vai ser a primeira a sobrevoar Plutão e suas luas Caronte, Nix, Hydra, Cérbero e Estige, com uma data estimada de chegada a 14 de julho do próximo ano.
O principal objetivo da missão lançada em janeiro de 2006 é o de caracterizar globalmente a geologia e a morfologia do planeta anão e das suas luas, mapeando as suas superfícies.
O período atual de hibernação é o último antes da chegada a Plutão. A sonda "acorda" de vez no próximo dia 6 de dezembro e deverá começar as suas primeiras observações, mesmo que ainda à distância, a partir do dia 15 de janeiro de 2015.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários