Em 2017, a SpaceX apresentou uma proposta para a criação de um novo serviço de transporte, impulsionado pela Starship, que permitiria viajar para qualquer parte da Terra em menos de uma hora. Elon Musk não desistiu do plano e, recentemente, voltou a manifestar interesse na ideia.

Num evento nas instalações da SpaceX em Boca Chica (Texas), para comemorar os marcos alcançados pela empresa espacial em 2023, Elon Musk realçou que havia uma boa hipótese de a Starship ser eventualmente utilizada, em combinação com o booster Super Heavy, para este serviço de transporte.

De acordo com os planos originais da SpaceX, a maioria dos tempos de voo propostos rondavam os 30 minutos, como é o caso da ligação entre Nova Iorque e Paris, com velocidades máximas previstas até aos 27.000 km/h.

Recorde a proposta da SpaceX no vídeo 

Para já ainda não há qualquer data prevista para o lançamento do serviço. Recorde-se que a SpaceX continua a desenvolver a Starship, com vista a um teste de voo que não acabe numa explosão.

No mais recente, realizado em novembro do ano passado, a nave espacial que um dia poderá levar o Homem a Marte, acompanhada pelo Super Heavy, conseguiu passar no teste da separação de estágios, mas acabou por explodir.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

A Starship e o Super Heavy já tinham voado juntos pela primeira vez em abril do ano passado, mas a estreia ficou marcada por uma anomalia que resultou numa explosão. Apesar do resultado “explosivo” do mais recente teste, SpaceX encarou-o pela positiva, comemorando o voo em si e o facto de o Super Heavy ter levado a nave até ao ponto desejado.

Veja o vídeo 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.