Quando o TeK teve o primeiro contacto com os Gear VR, os óculos de realidade virtual da Samsung, defendeu que apesar da experiência de visualização ser bastante imersiva, continua a não ser perfeita. Os utilizadores podem ver cenários de 360 graus, mas não conseguem interagir com os mesmos.



Uma empresa chinesa, de seu nome Dexta Robotics, tem atualmente no Kickstarter aquela que quer ser uma solução para este problema. A luva mecânica permite que os utilizadores possam sentir os objetos de realidade virtual.



Através de vibrações e reações hápticas o utilizador ganha noção sensorial dos objetos. Por exemplo, será possível agarrar um objeto num jogo de realidade virtual e sentir de forma mais real essa experiência.


Além da função sensorial, a exoluva criada pela Dexta Robotics também tem a vantagem de fazer um rastreamento em tempo real do movimento das mãos. E através dessa informação é possível replicar o movimento no cenário digital. Mova os dados no mundo real e veja o mesmo movimento a acontecer na sua versão computorizada.





Numa altura em que ainda faltam 27 dias para que termine a campanha no site de financiamento colaborativo, a tecnologica chinesa já reuniu cerca de 40 mil dólares dos 200 mil pedidos. A versão early bird pode ser adquirida por 65 dólares, cerca de 50 euros.



A ideia da empresa passa por fazer chegar ao mercado duas versões da luva robótica: a Dexmo Classic, o modelo mais básico, e a Dexmo F2, que garante o maior número de funcionalidades sensoriais.

Atualmente o projeto pode ser interessante sobretudo para programadores que estão a trabalhar com equipamentos como os Oculus Rift, os Gear VR e os Zeiss One VR.



Caso este e outros projetos de “extensão” dos óculos de realidade virtual tenham sucesso nesta fase de arranque, é de esperar que dentro de alguns anos os consumidores possam comprar pacotes integrados com vários equipamentos ligados ao mercado da realidade virtual.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.