![Entregas ao domicílio feitas por robots começam este mês](/assets/img/blank.png)
Em breve, quem estiver à espera de entregas ao domicílio nas cidades de Londres, Düsseldorf e Berna pode abrir a porta e encontrar… um robot. O veículo autónomo para distribuição de encomendas criado pela Starship Technologies começa este mês as experiências efetivas no terreno, numa parceria estabelecida por esta startup da Estónia com várias empresas de entregas europeias.
Para começar o serviço de distribuição autónomo em Inglaterra, Alemanha e Suíça, a Starship aliou-se à Pronto, uma empresa de distribuição de refeições de Londres, bem como às empresas alemãs Hermes e Metro Group, ambas na área das entregas ao domicílio.
E basta olhar para o vídeo ou para as imagens abaixo para perceber que o robot em causa foi “talhado” para o “ofício”. Trata-se de um pequeno veículo com seis rodas e sem condutor, mas que é controlado à distância por humanos num raio de três a cinco metros, aproximadamente.
É com recurso a um sistema baseado em GPS, e a um radar e a uma câmara, que o robot se “orienta” e encontra o destino, evitando obstáculos e seguindo as normais regras de circulação e de trânsito. A Starship garante que este veículo autónomo de entregas cumpriu já mais de 8 mil km sem um único incidente, diz o site Mashable.com.
As vantagens, avançam os responsáveis da empresa, são “a velocidade e a conveniência” do serviço, informando ainda que as experiências vão em breve abranger alguns locais nos Estados Unidos e outras cidades da Europa.
A Starship Technologies é uma empresa estoniana criada por Ahti Heinla e Janus Friis, os fundadores originais do Skype.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários