A FedEx vai começar a testar um novo sistema de transporte de encomendas entre armazéns, apoiado em drones. O projeto arranca no próximo ano e tem como parceira a Elroy Air, que vai fornecer o seu drone de carga recém-lançado para transportar volumes.
O drone de carga da empresa é o Chaparral C1, apresentado no início do ano. É um equipamento autónomo e híbrido, que consegue transportar até 226 quilos de carga e que promete ajudar a FedEx a agilizar as entregas. O drone concentra o espaço para transporte numa espécie de contentor, que pode ser desacoplado do veículo para ser carregado e descarregado, antes e depois do voo.
O modelo tem uma autonomia de quase 400 km. Está longe de chegar perto dos volumes que um avião pode transportar, mas é visto como uma mais-valia para o transporte entre armazéns. Isso deve-se sobretudo ao facto de não precisar de uma infraestrutura específica para aterrar nem levantar voo, como um aeroporto, já que levanta voo na vertical (VTol), nem de uma estação de carga, como acontece em alguns modelos elétricos.
A FedEx quer atingir a neutralidade carbónica em 2040 e diz que esta experiência inclui-se nos planos para esta área e nas mudanças que a empresa quer fazer para reduzir a pegada de carbono.
As imagens mostram a versão final do Chaparral C1. O vídeo mostra o conceito, materializado no protótipo lançado em 2019.
Em destaque
-
Multimédia
Novo Toyota bZ4X: A atualização profunda que muda (quase) tudo no modelo elétrico japonês -
Site do dia
Mantenha o histórico de navegação sempre limpo com a extensão Click&Clean -
App do dia
Não perca os momentos mais importantes das reuniões. A nova app da Krisp tira notas por si -
How to TEK
Como utilizar a voz para controlar o Windows 11 e ditar texto no computador?
Comentários