Raias, pinguins e cangurus já faziam parte da família biónica da empresa de automação que adicionou agora duas novas criaturas mais pequenas, conseguidas com a ajuda de impressão 3D.

As BionicANTS e eMotionButterflies tiram partido de características dos animais na natureza e replicam algumas especificações em criaturas robóticas, que vão estar em exposição na feira de Hannover na próxima semana.

As formigas receberam o nome de BionicANTS e as várias peças dos pequenos robots foram produzidas em impressoras 3D e "coladas" com laser. Cada formiga tem 12,5 centímetros e pesa cerca de 28 gramas.

Para além de serem esteticamente impressionantes, as formigas foram programadas para funcionar em grupo, como acontece na natureza, colaborando na realização de trabalhos, analisando e estudando os objetos com câmaras de vídeo colocadas na cabeça e movimentando-se através de energia gerada pelos sensores piezoelétricos.

As borboletas, que receberam o nome de eMotionButterflies, foram construídas com materiais ultra leves para conseguir mais autonomia de voo e são orientadas com sensores GPS e com a ajuda de câmaras de infravermelhos, que permitem voar em bando sem atropelos nem acidentes.

A aplicação prática da tecnologia pode ser feita em vários tipos de sistemas industriais onde a coordenação de equipamentos tem de decorrer sem falhas.

Nos vídeos abaixo pode conhecer melhor o projeto BionicANTS e eMotionButterflies.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico