O Kremlin suspendeu o acordo que garantia a passagem segura de navios de cereais com origem na Ucrânia pelo Mar Negro. A decisão da Rússia chegou horas depois de acusar a Ucrânia dos ataques feitos à única ponte que liga o país à Península da Crimeia, ocupada desde 2014. Esta é considerada uma grande linha de reforços das tropas russas.
As imagens de satélite mostram os estragos feitos à ponte, num ataque realizado às 3 da manhã do dia 17 de julho. Segundo avança a publicação Ukrainska Pravda, o ataque foi realizado pelas forças ucranianas utilizando drones de superfície. A Rússia disse que dois drones foram utilizados no ataque, causando danos num dos lados. O trânsito pela ponte foi temporariamente suspenso, assim como os serviços de barco que ligam as duas regiões.
Veja na galeria imagens de satélite dos estragos causados na ponte da Crimeia:
A circulação na ponte está agora condicionada a apenas automóveis ligeiros e apenas em setembro será restaurada a circulação de duas direções, mas apenas em um lado da ponte, sendo a segunda parte restaurada em novembro.
Em retaliação aos ataques na ponte da Crimeia, a Rússia realizou um ataque à cidade portuária de Odesa, com mísseis e drones. A Ucrânia condenou os ataques, dizendo que se tratou de um esforço da Rússia para impedir o carregamento dos navios com cereais. Odesa é o maior e mais importante porto da Ucrânia, sendo vital para a exportação dos cereais dentro do acordo previamente estabelecido.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários