Um programador britânico criou as bases de um computador de baixo custo. O tamanho é o de uma caneta USB. O dispositivo, ainda em fase de protótipo, foi designado por Raspberry Pi e tem como alvo o mercado da educação.



O preço estimado para este kit básico de PC, que o criador e co-fundador da Frontier Development acredita conseguir pôr no mercado no espaço de um ano, ronda os 17 euros.



Um dos grandes objectivos do projecto, assegura o responsável, é promover o gosto pela programação entre as crianças em idade escolar. David Braden defende que o modelo de ensino está hoje demasiado vocacionado para uma forma de aprender passiva. O técnico quer dar o seu contributo para mudar esse facto e incentivar a criatividade.



O equipamento usa um processador ARM11 de 700 MHz com uma memória (SDRAM) de 128 MB. Ao nível do sistema operativo a preferência - quando chegar a fase comercial do produto - deve recair sobre o Ubuntu.



O dispositivo conta com uma porta HDMI e uma porta USB, permitindo a ligação à TV, a um teclado ou mesmo a um tablet, exemplificam os autores do projecto.



Veja o vídeo com a explicação do autor da ideia.


Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.