
À vista desarmada a peça "The Blind Man's Meal" de Picasso não parece ter grandes mistérios. Porém, através de tecnologia, foi possível descobrir e recriar uma pintura escondida na obra de arte há 118 anos.
Por trás da pintura datada de datada de 1903, a Oxia Palus, uma startup especializada na recuperação de arte, conseguiu descobrir a peça “Lonesome Crouching Nude”, que retrata uma mulher despida pintada a tons de azul.
Clique nas imagens para mais detalhes
Ao analisarem o quadro original através de uma técnica que recorre a fluorescência de Raios X, os especialistas da Oxia Palus verificaram que havia algo mais escondido por trás das suas pinceladas. Através de técnicas de processamento de imagem foi possível realçar os contornos da pintura. A startup treinou um sistema de inteligência artificial para pintar ao estilo de Picasso e para dar mais relevo à imagem, imprimindo-a depois numa tela por meio de uma impressora 3D
Acredita-se que a peça de arte descoberta data do Período Azul de Picasso, no início da sua carreira. À imprensa internacional, George Cann, cofundador da Oxia Palus, afirma que é provável que Picasso tenha pintado "The Blind Man's Meal” por cima da obra com alguma relutância: não tanto por “teimas” de artista, mas sim porque era pobre e não tinha meios para comprar mais materiais.
Curiosamente, a mulher retratada também surge na pintura “La Vie”, também de 1903, assim como em vários dos seus esboços. A peça “Lonesome Crouching Nude” vai estar na Deeep AI Art Fair, em Londres, até ao final desta semana, uma exposição onde Ai-Da, a primeira "artista humanoide ultra-realista", também marcará presença.
Esta não é a primeira vez que a Oxia Palus descobre uma pintura escondida numa outra obra de arte. Por exemplo, em “The Old Guitarist”, de Picasso, os especialistas descobriram uma peça a que chamaram “La Femme Perdue”.
Clique nas imagens para conhecer mais obras de arte escondidas
Já em “Portrait of a Girl”, uma obra de Amedeo Modigliani, foi descoberta uma figura feminina, que poderá ser um retrato de Beatrice Hastings, antiga amante do artista. Nem as obras de Leonardo da Vinci escapam e, por trás de "Virgin of the Rocks" há um esboço misterioso que a startup transformou na peça "Madonna".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários