São várias as empresas que estão a apostar no desenvolvimento de “carros voadores”, sobretudo de modelos eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing), que prometem transformar a mobilidade urbana

Reduzir os elevados níveis de ruído provocados pelos sistemas de propulsão dos veículos é um dos desafios que este tipo de projetos enfrenta, mas há uma empresa que ambiciona resolvê-los com um novo tipo de sistema mais “silencioso”. 

Desenvolvido pela Jetoptera, o J-2000, é um “carro voador” que, ao contrário da maioria dos veículos desta categoria, usa um sistema de propulsão sem hélices para conseguir levantar voo e aterrar

Clique nas imagens para mais detalhes 

De acordo com a Jetoptera, este sistema de propulsão fluídica, que usa ar comprimido para gerar impulso, é combinado com um motor de combustão. A empresa afirma que o sistema se apresenta como uma opção mais eficiente, permitindo gerar mais 10% de impulso, ao mesmo tempo que consome menos combustível. 

Veja o vídeo 

A redução dos níveis de ruído gerados é outra das vantagens apontadas. Para a empresa, o objetivo é que os seus veículos sejam capazes de gerar menos 25 dBA do que outros “carros voadores” com sistemas que incluem hélices. 

A Jetoptera tem vindo a realizar vários testes à sua tecnologia e veículos, incluindo em contratos com  entidades como a Força Aérea dos Estados Unidos. Neste contexto, a empresa completou em janeiro um contrato com vista ao desenvolvimento de tecnologia a ser utilizada num futuro veículo HSVTOL (High-Speed Vertical Take-off and Landing).