![Já pode percorrer os caminhos de ferro portugueses no Google Street View](/assets/img/blank.png)
Já estão disponíveis as viagens virtuais de comboio que a Google e quatro empresas portuguesas estiveram a preparar nos últimos meses. O Google Train View, como é apelidado, percorreu mais de 700 quilómetros das linhas férreas portuguesas e um pouco por todo o país.
“Portugal tem muito para descobrir, muito para ver, muito do que se perde quando se viaja de carro. Viaje de uma forma diferente, com pormenor e profundidade pelos cenários e momentos embrenhados nas paisagens e inspire-se”, escreve a CP no seu site.
E a melhor parte? Apenas custa alguns cliques, que é como quem diz, está disponível na Internet e ao alcance de todos sem custos associados.
O projeto contemplou cinco linhas de comboio portuguesas, bastando carregar nos links para iniciar as respetivas viagens virtuais:
Linha do Douro
Linha de Cascais
Linha do Oeste
Linha de Sintra
Linha do Norte
O projeto arrancou em abril e além de ter contado com o apoio de quatro subsidiárias da Google, contou ainda com quatro entidades portuguesas.
A CP vai disponibilizou as locomotivas, a CP Carga disponibilizou os vagões que serviram de "estúdio" para captação de imagens e a empresa de manutenção da CP, a EMEF, ficou responsável pela adaptação do material e montagem do equipamento. A Infraestruturas de Portugal - antiga Refer - também contribuiu ao não cobrar qualquer portagem ferroviária à Google durante a produção do projeto.
Portugal torna-se assim o segundo país a ter uma experiência de viagem virtual semelhante, sendo que a primeira foi concretizada na Suíça.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários