É já amanhã, dia 30 de novembro, que parte para o Espaço aquela que se quer afirmar como a primeira missão espacial privada com destino à Lua. A Mission 1 faz parte do programa de exploração lunar HAKUTO-R da japonesa ispace vai seguir rumo ao satélite natural da Terra à “boleia” de um foguetão Falcon 9 da SpaceX, partindo do Cabo Canaveral, na Flórida, pelas 08h39 de Lisboa.
A missão envolve o lançamento de um lander lunar, que transportará no seu interior dois rovers, um desenvolvido pelo Centro Espacial Mohammed bin Rashid dos Emirados Árabes Unidos e outro da Agência Espacial Japonesa. A bordo do Falcon 9 que transportará o lander da ispace segue também um pequeno satélite da NASA, o Lunar Flashlight.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre a missão
Ao todo, espera-se que a Mission 1 tenha uma duração de três a cinco meses, cumprindo um conjunto de 10 metas importantes ao longo deste período. Para a ispace, a missão afirma-se como uma forma de testar a sua tecnologia e de validar o design e potencial do lander.
Veja o vídeo
Após o lançamento, a Mission 1 será cuidadosamente acompanhada pela equipa do programa HAKUTO-R, que será responsável por monitorizar, entre outros parâmetros, a altitude do lander, por enviar comandos e por receber imagens e dados recolhidos ao longo da viagem. A ispace vai também colaborar com a Agência Espacial Europeia, que terá como missão assegurar a comunicação entre o lander e as equipas terrestres.
Os resultados obtidos durante a Mission 1 do programa serão depois avaliados e as conclusões incorporadas nas duas missões seguintes, cujo arranque está previsto até 2025. De acordo com a ispace a Mission 2 e 3 vão também contribuibuir para o programa Artemis da NASA.
Recorde-se que a missão Artemis I, composta pelo foguetão SLS e a cápsula Orion, partiu com sucesso no dia 16 de novembro, para um teste histórico do foguetão SLS e da cápsula Orion. A cápsula Orion vai viajar aproximadamente 40 mil milhas para lá da Lua e voltar à Terra em 25,5 dias, com a chegada prevista para o dia 11 de dezembro. Recentemente, a cápsula Orion fez história ao bater o recorde da missão Apollo 13 do voo mais distante da Terra.
Clique nas imagens para mais detalhes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários