A Juice - Jupiter Icy Moons Explorer completou com sucesso uma manobra inédita ao realizar o primeiro sobrevoo lunar-Terra do mundo. O objetivo da operação era utilizar a gravidade da Terra e da Lua para redirecionar a sonda em direção a Vénus, naquele que é um passo crucial na sua longa jornada para explorar as luas geladas de Júpiter.
A manobra foi realizada com precisão extrema, comparada pela ESA ao desafio de apanhar três comboios expresso consecutivos. A aproximação inicial à Lua ocorreu às 23h15 CEST do dia 19 de agosto, seguida por uma aproximação à Terra pouco mais de 24 horas depois, às 23h56 CEST do dia 20 de agosto. Durante o sobrevoo, a sonda chegou a apenas 6.840 km da Terra, captando imagens detalhadas e recolhendo dados científicos com os seus instrumentos.
"O sobrevoo assistido pela gravidade foi perfeito, tudo ocorreu sem problemas", afirmou Ignacio Tanco, gerente de operações da missão, citado pela ESA.
Durante o sobrevoo, a gravidade da Lua aumentou a velocidade da Juice em 0,9 km/s em relação ao Sol, enquanto a gravidade da Terra a reduziu em 4,8 km/s, alterando a sua trajetória em direção a Vénus, como pretendido.
Veja as infografias que explicam a missão
A ESA detalha que este desvio angular de 100° foi crucial para garantir que a sonda siga a rota correta até Júpiter, onde deve chegar em 2031.
Um vídeo da ESA publicado em antecipação à manobra mostra o processo
A missão da Juice é estudar detalhadamente três das maiores luas de Júpiter: Europa, Ganimedes e Calisto. Para isso, a enfrentará uma complexa viagem pelo Sistema Solar, passando por Vénus antes de alcançar o gigante gasoso.
Além de redirecionar a sonda, o sobrevoo lunar-Terra economizou entre 100 e 150 kg de combustível, preservando recursos para futuras etapas da missão e permitindo que a sonda se aproxime ainda mais de Ganimedes do que o planeado inicialmente.
Ofereceu igualmente a oportunidade de testar os instrumentos científicos da Juice em condições reais de voo, com imagens e dados que serão analisados nas próximas semanas, num pormenor importante para preparar a chegada da sonda a Júpiter.
Lançada em abril de 2023, a missão Juice tem como principal objetivo explorar Júpiter e as suas três maiores luas geladas: Ganimedes, Calisto e Europa. Estas luas são de grande interesse científico porque acredita-se que tenham oceanos de água líquida sob as superfícies geladas, o que as torna locais com potencial para a existência de vida. Também estudará a atmosfera e a magnetosfera de Júpiter, procurando compreender melhor a dinâmica do maior planeta do Sistema Solar.
Veja as imagens do lançamento da missão na galeria
Está previsto que a Juice chegue a Júpiter em julho de 2031, após uma complexa viagem de oito anos, durando até 2034, com uma possível extensão até 2035.
A sonda integra 10 instrumentos de última geração, incluindo alguns que contam com know-how português, além de componentes fabricados igualmente por empresas portuguesas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários