Na semana passada, e depois de um adiamento devido às condições meteorológicas que se faziam sentir, a missão Juice (Jupiter Icy Moons Explorer), que conta com know-how português, partiu para o Espaço. A sonda tem pela frente uma viagem de oito anos em direção a Júpiter, mas já enviou para a Terra as suas primeiras "selfies". 

A ESA começa por explicar que, além da câmara que será utilizada para captar imagens de alta resolução de Júpiter e das suas luas, a Juice está equipada com duas câmaras, a JMC1 e a JMC2, concebidas para monitorizar o processo de abertura dos painéis solares e antenas da sonda. 

Clique para ver as primeiras imagens captadas pela Juice 

As duas primeiras imagens, registadas pela JMC1, foram captadas pouco depois da sonda ter partido para o Espaço. Nelas é possível observar uma visão do nosso planeta, incluindo do Golfo de Aden, no norte do Oceano Índico.

A JMC1 foi também capaz de captar o processo de abertura dos painéis solares da sonda.a JMC2 registou uma das antenas da Juice, a Radar for Icy Moons Exploration (RIME). A antena, com uma dimensão de 16 metros, será posicionada de forma faseada ao longo dos próximos dias.

Recorde-se que a Juice tem como missão recolher o máximo de informação possível acerca do sistema de Júpiter, estudando de forma pormenorizada três das suas maiores luas, Europa, Ganimedes e Calisto.

Clique nas imagens para recordar o lançamento da Juice 

Acredita-se que Europa e Ganimedes, e possivelmente Calisto, tenham oceanos de água salgada debaixo das suas crostas geladas. Nesse sentido, a sonda vai utilizar os seus instrumentos para ajudar os cientistas a perceber se as luas têm as condições para suportar vida.

A Juice conta com 10 instrumentos de última geração, incluindo alguns que contam com know-how português, além de componentes fabricados por empresas portuguesas. Espera-se que a sonda chegue a Júpiter em julho de 2031, onde fará 35 voos de aproximação às luas geladas. A chegada a Ganimedes está prevista para dezembro de 2034, com a missão a terminar em setembro de 2035.