Durante o último fim-de-semana, a Rússia lançou um ataque com drones à capital da Ucrânia, Kiev, sendo já considerado o maior desde o início da guerra na Ucrânia. As Forças Armadas da Ucrânia partilharam um relatório atualizado de que foram lançados 59 drones iranianos Shahed, dos quais 58 foram intercetados, avança a CNN.

Houve uma vítima mortal, um homem de 41 anos, segundo o presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko. Os drones abatidos fizeram estragos pela cidade, causando incêndios em diversos edifícios. Uma mulher de 35 anos sofreu ferimentos numa estação de abastecimento de combustível.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou de heróis aos militares da defesa aérea, salientando que cada míssil, helicóptero ou drone abatido significam vidas que foram salvas. E admite que este foi um dos ataques de maior escala efetuados com drones, embora tenham sido maioritariamente abatidos.

Veja na galeria as imagens dos estragos feitos em Kiev pelos ataques com drones

A CNN refere que estes ataques com drones, além da tentativa de intimidar os habitantes de Kiev, podem ser uma tática de Moscovo para obrigar as forças de Kiev a gastar munições. Os drones iranianos custam 20 vezes menos que um míssil, tornando-se menos dispendioso à Rússia a sua utilização.

Há também uma nota que Kiev avisou Teerão que haveriam consequências por fornecer os drones a Moscovo. Estes ataques com drones acontece em vésperas da alegada campanha que a Ucrânia está a preparar de contra-ataque para recuperar o seu território ocupado pelas forças russas.

A BBC destaca a ocorrência de explosões também nas regiões de Lviv, Odesa, Vinnytsya e Khmelnytskyi. Refere que se trata do 15º assalto aéreo à cidade este mês de maio e o segundo ataque noturno seguido de intensidade semelhante durante o fim-de-semana.

Os ataques de domingo aconteceram também no dia em que Kiev comemora os 1.541 anos da sua fundação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.