Criado por uma equipa de engenheiros do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich), na Suíça, o Magnecko é um robot inspirado pelo aspecto das aranhas e pela forma como os lagartos gecko se locomovem que é capaz de subir paredes e de andar no tecto.

Como explica a equipa, o robot foi desenvolvido para dar resposta aos desafios dos ambientes industriais e marítimos, que requerem inspeções regulares para garantir a segurança das operações. Embora já existam várias soluções concebidas para esse efeito, muitas acabam por falhar, uma vez que não estão devidamente preparadas para operarem em espaços apertados.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

O objetivo do projeto passa por desenvolver uma plataforma robótica móvel e versátil, capaz de ser equipada com uma variedade de sensores que permitam, por exemplo, registar medidas com um maior nível de precisão.

Para se locomover, o Magnecko recorre a módulos eletromagnéticos em cada um dos seus quatro pés. Através desta tecnologia, o robot é capaz de ultrapassar obstáculos em superfícies ferrosas, indicam os engenheiros.

Veja o vídeo 

De acordo com a equipa, cada um dos pés do Magnecko é capaz de suportar até 2,5 vezes o peso do robot. Na sua atual versão, o robot tem de ser acompanhado pela equipa, que o controla totalmente através de um comando wireless. No entanto, os engenheiros estão a reunir esforços para tornar o Magnecko mais autónomo.

O Magnecko não é o primeiro projeto que recorre a tecnologia semelhante para fazer robots subir paredes e andar no tecto. Por exemplo, ainda no ano passado, uma equipa de investigadores do Korea Advanced Institute of Science and Technology desenvolveram um cão-robot que é capaz deste tipo de proezas.

Neste caso, o robot, chamado MARVEL (Magnetically Adhesive Robot for Versatile and Expeditious Locomotion) é capaz de trepar estruturas de metal graças a pernas eletromagnéticas, como pode recordar no vídeo que se segue.

Veja o vídeo