A chegada ao solo de Marte está prevista para as 20h30 de hoje, hora de Lisboa, e vai ser acompanhada com várias transmissões online, mas também com eventos em várias localizações para quem quiser estar mais perto. Se tudo correr como o previsto, a sonda InSight, equipada com instrumentos geológicos, irá aterrar numa ampla planície, a "Elysium Planitia".
A sonda foi lançada no espaço no dia 5 de maio e e vai conhecer o "coração" de Marte, com o objetivo de medir os seus sinais vitais. Os cientistas acreditam que pode ser uma das ajudas mais relevantes para a preparação da primeira missão com humanos ao planeta vermelho, mas a InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) tem muitos dados fascinantes por si mesma. Esta vai ser a primeira sonda da NASA a chegar a Marte depois do rover Curiosity e dá início a uma missão de dois anos.
A sonda partiu há mais de 200 dias da Terra e está a fazer os últimos preparativos para pousar amanhã em Marte, um acontecimento que pode ser seguido em todo o mundo online, mas também offline em muitos locais onde a NASA organizou eventos.
A Insight é seguida por duas mini naves espaciais, a Mars Cube One (MarCO) que são s primeiras missões dos CubeSat no espaço profundo e que vão aproximar-se de Marte e acompanhar a InSight enquanto entra na atmosfera de Marte e pousa no terreno rochoso.
A viagem de mais de 482 mil quilómetros a uma velocidade média de 10.660 km/h é uma autêntica maratona para a InSight, mas depois de chegar ao solo de Marte não há tempo para descansar e há muitos dados para recolher.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
HMD Offgrid desafia aventureiros e garante comunicações em qualquer sítio do planeta através de satélite -
App do dia
AI Game Master apresenta uma aventura de texto onde as escolhas do jogador criam novas histórias -
Site do dia
Como é o seu bem estar digital e de que forma a tecnologia influencia a sua vida? -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários