A NASA continua empenhada nos preparativos para o regresso de astronautas à Lua e, se tudo correr como planeado, a primeira das missões do programa Artemis será lançada para o Espaço em maio. Esta semana o foguetão Space Launch System (SLS) partiu numa viagem até à plataforma de lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde vai passar por uma série de testes e inspeções.

A viagem começou a 17 de março, com o SLS, que levou consigo a primeira das cápsulas Orion a partir para o Espaço, a ser transportado no Crawler Transporter-2, um veículo capaz de suportar o seu peso de mais de 1.587 toneladas ao longo do percurso de mais de seis quilómetros. Depois de 10 horas e 28 minutos, o SLS chegou ao seu destino.

Clique nas imagens para ver a viagem do SLS até à plataforma de lançamento

A ocasião foi assinalada pela NASA com um evento especial, que poderá rever através do canal de YouTube da agência. “A geração Artemis está a preparar-se para alcançar novas fronteiras”, afirmou Bill Nelson, administrador da NASA. “Esta geração vai fazer com que astronautas regressem à Lua e, desta vez, levaremos a primeira mulher e a primeira pessoa de cor à sua superfície para conduzirem experiências científicas inovadoras”.

“O programa Artemis da NASA vai preparar o caminho para o grande salto da humanidade: as futuras missões a Marte. (…) Quando este foguetão gigantesco levantar voo vai levar consigo todas as nossas maiores esperanças”, enfatizou o responsável.

Recorde-se que a Artemis I é uma missão não tripulada e que pretende testar os sistemas tecnológicos do projeto. A cápsula Orion que seguirá à “boleia” do SLS levará consigo um manequim, chamado Comandante Moonikin Campos, que vai simular um tripulante, integrando sensores para registar os níveis de radiação, aceleração e vibração enquanto a missão viaja à volta da Lua e regressa à Terra, assim como um um peluche do Snoopy, que servirá como indicador de gravidade.

NASA | Artemis I
Mapa da missão Artemis I. créditos: NASA
Sabia que a NASA pode levar o seu nome na próxima viagem à Lua? Veja como se inscrever
Sabia que a NASA pode levar o seu nome na próxima viagem à Lua? Veja como se inscrever
Ver artigo

Segundo a NASA, a janela de lançamento da missão Artemis I ocorrerá entre os dias 7 e 21 de maio. Caso não seja possível lança-la nesse período, a agência aproveitará outras duas janelas temporais entre 6 a 16 de junho ou entre 29 de junho e 12 de julho.

Depois de um adiamento, a missão Artemis II, onde serão testadas as funcionalidades técnicas relacionadas com a parte humana da missão, está prevista para 2024. Já o regresso de astronautas à Lua só deverá acontecer em 2025 com a missão Artemis III.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.