A equipa de quatro astronautas que forma a Crew-7 já está no Centro Espacial Kennedy, pronta para arrancar em direção à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) depois de meses de treino intenso na Expedição 69.
Jasmin Moghbeli, da NASA, Andreas Mogensen da ESA, Satoshi Furukawa da JAXA e Konstantin Borisov, da Roscosmos vão viajar a bordo de uma nave Crew Dragon, da SpaceX, chamada Endurance, que será colocada em órbita com a ajuda de um foguetão Falcon 9.
Está previsto que a equipa internacional de astronautas viva e trabalhe a bordo da ISS durante seis meses, orbitando a cerca dos 400 quilómetros habituais da Terra.
Veja o vídeo da Crew-7, preparado pela NASA
Esta será a primeira missão da NASA com astronautas profissionais desde o voo Crew-6, em fevereiro.
Recorde as imagens da Crew-6 na galeria
É também o primeiro voo tripulado desde a missão Ax-2, em maio, que levou quatro cidadãos particulares à estação espacial para uma curta estadia.
Atualmente estão acopladas à Estação Espacial Internacional quatro naves, a SpaceX Dragon Endeavour, a Cygnus da Northrop Grumman, a nave Soyuz da equipa MS-23 e a Progress 84, de reabastecimento da ISS.
O lançamento da Crew-7 está previsto para as 08h49, em Lisboa, da próxima sexta-feira, dia 25 de agosto, a partir do Centro Espacial Kennedy. A nave espacial Dragon deverá chegar à ISS às 07h02 do dia seguinte, sábado, 26 de agosto.
A NASA tem planeada a cobertura em direto do pré-lançamento e lançamento da missão e o SAPO TEK vai acompanhar também ao minuto.
Entretanto já está escolhida a equipa para a próxima missão, a Crew-8, que conta com o cosmonauta Aleksandr Grebenkin da Roscosmos, e três astronautas da NASA, o comandante Michael Barratt, o piloto Matthew Dominick e a especialista de missão Jeanette Epps.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários