A palavra "Pokémon" dificilmente passa despercebida a qualquer pessoa hoje em dia, independentemente da idade, tal a sua implementação na cultura pop. O universo celebra esta quarta-feira 25 anos e a The Pokémon Company International não deixou passar a data em branco, garantindo várias iniciativas para o longo de 2021. A empresa abriu um website onde pode acompanhar todas as novidades da comemoração do aniversário.

Desde os primeiros videojogos lançados em 1996, o franchise tem vindo a explorar uma nova região do mundo Pokémon a cada título principal da série. E 25 anos mais tarde, a The Pokémon Company International vai convidar todos os fãs a reviverem as suas aventuras em cada uma destas regiões num programa com a duração de um ano, começando pela mais recente descoberta região de Galar, de Pokémon Sword e Pokémon Shield, e terminando com a clássica região de Kanto dos jogos originais Pokémon Red e Pokémon Blue.

Veja o vídeo que destaca alguns dos momentos históricos dos 25 anos de Pokémon

Mais recentemente na sua história, Pokémon GO ajudou a expandir o universo a mais público. Trata-se do jogo mobile que chegou a Portugal em julho de 2016. Na altura do lançamento, o Pokémon GO conseguiu ultrapassar várias apps de peso nos tops de popularidade e outras tantas no que aos números de utilizadores diz respeito. Os mais de 15 milhões de downloads a nível global nessa fase levaram o jogo de realidade aumentada da Niantic a ultrapassar, nomeadamente, o Tinder.

Mais recentemente, as receitas de Pokémon GO de 2019 revelaram-se as melhores de sempre. Apesar de o mediatismo não ser o mesmo do lançamento, o jogo registou um crescimento de 10% face a  2018, obtendo 894 milhões de dólares em gastos dos jogadores.

No final de dezembro do ano passado, o Pokémon GO introduziu novidades no jogo de realidade aumentada. Desde mudanças significativas à forma como os treinadores podem subir de nível, mas sobretudo a criação das "estações", as Seasons que trazem consigo novas formas de experimentar os jogos, e mais Pokémons para descobrir e colecionar, foram algumas das mudanças.

A Niantic estreou o GO Beyond, uma nova fase do jogo, com novos Pokémons da região Kalos e a possibilidade de chegar ao nível 50, um novo desafio para quem já tinha atingido o nível 40, o anterior máximo. Mas mesmo que esteja em níveis anteriores vai beneficiar das mudanças, com a possibilidade de passar de nível mais rapidamente.

Um ano repleto de “prendas” para os fãs da Pokémon

No ano em que celebra 25 anos de existência, a Pokémon Company vai apostar numa nova área, com um evento musical designado P25 Music, que vai durar todo o ano. Confirmada como cabeça de cartaz está já a cantora pop Katy Perry, num programa repleto de artistas e criado em parceria com o Universal Music Group.

O evento vai acompanhar as iniciativas para os fãs no âmbito da celebração dos 25 anos da Pokémon em todo o seu portfólio de videojogos, apps móveis, animação, merchandising e muito mais. Os detalhes sobre a participação da cantora Katy Perry, surpresas de artistas adicionais e muito mais sobre o programa P25 Music vão ser anunciados ao longo de 2021.

Para além do evento, a The Pokémon Company International está a colaborar com outras marcas para ajudar os fãs a celebrarem esta aventura ao longo do ano, com promoções e merchandising que garante serem "únicos". As colaborações no ano em que se celebra o 25.º aniversário da marca incluem programas da Levi's e McDonald’s e muito mais.

As novidades não se ficam, no entanto, por aqui. Os fãs também podem contar com a chegada de mais merchandising especial, associado à celebração deste aniversário, de marcas como a Jazwares, Scholastic, Mattel, Funko Power A e The Wand Company. Os fãs poderão ainda contar com uma oportunidade de conhecerem coleções especiais do Pokémon TCG, com o tema do 25º aniversário, no final de 2021.

A The Pokémon Company International esclarece, no entanto, que os detalhes revelados esta quarta-feira foram apenas um "vislumbre" daquilo que os fãs podem esperar da Pokémon em 2021. Com ativações sobre o 25.º aniversário planeadas para a animação Pokémon, os videojogos Pokémon, os títulos para dispositivos móveis, incluindo o Pokémon GO e o Pokémon Masters EX, ao longo do ano serão reveladas mais novidades.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.