Concebido pelos investigadores da Oregon State University (OSU), nos Estados Unidos, o Cassie, que serviu de base para a criação do robot Digit, é um autómato com um aspeto curioso e, à primeira vista, parece um par de pernas com inteligência própria. O robot bípede tem vindo a dar provas das suas capacidades e agora conseguiu demonstrar que consegue correr uma maratona de cinco quilómetros, sendo o primeiro da sua “espécie” a realizar a proeza.
A equipa do Dynamics Robotics Laboratory da OSU explica que o robot foi capaz de percorrer o percurso num período de cerca de 53 minutos, contando com um único carregamento da sua bateria.
Clique nas imagens para mais detalhes
Para conseguir realizar a prova, o autómato aprendeu a correr por si próprio, com o seu sistema a recorrer a um algoritmo de aprendizagem por reforço. A corrida requer um tipo de equilíbrio dinâmico, onde o robot tem de ser capaz de se manter equilibrado enquanto está em movimento e muda de posição. Através do processo de treino, o Cassie aprendeu a fazer uma série de ajustes subtis para manter-se na posição ideal.
Porém, o sistema não é perfeito. Apesar de ter completado o teste, o autómato teve alguns pequenos percalços pelo caminho, que acabaram por acrescentar seis minutos e meio à prova e que incluíram um sobreaquecimento do sistema e um problema numa das pernas ao fazer uma curva.
Veja o Cassie em ação durante a maratona
Problemas técnicos à parte, Jeremy Dao, estudante de doutoramento na OSU e membro da equipa do Dynamics Robotics Laboratory, indica que “o Cassie é um robot muito eficiente, dado à forma como foi concebido e construído", sublinhando que foi possível “ultrapassar os limites do hardware e demonstrar o que consegue fazer”.
Anteriormente, o Cassie também tinha demonstrado que consegue subir e descer escadas sem recorrer a mecanismos que o ajudem a perceber o ambiente em seu redor, como câmaras ou sensores LiDAR, como pode ver no vídeo que se segue
Como é que o Cassie consegue subir e descer escadas?
Recorde-se que o Digit, criado pela Agility Robotics, uma empresa spin-off nascida na OSU, conta com duas pernas e dois braços e é forte o suficiente para pegar em caixas com um peso de até 18 kg, sendo também resistente e conseguindo equilibrar-se durante quedas.
O seu sistema de controlo também lhe permite subir escadas e planear o seu percurso, tendo "espaço" para vir a suportar capacidades adicionais de percepção e aprendizagem. O modelo pode desempenhar funções tanto em ambientes fechados como na rua.
Clique nas imagens para ficar a conhecer o robot Digit
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários