Não falta muito para o cloud gaming ter um novo “boost” no mobile, com o lançamento do xCloud da Microsoft a 15 de setembro em algumas regiões, nomeadamente em Portugal. No entanto, os utilizadores iOS não vão poder usufruir do serviço e agora sabemos a razão. Em causa está a violação das diretrizes da App Store deste tipo de jogos no geral e, por isso, tal como estão desenhados, não podem existir no iOS. Pela mesma razão, também o Google Stadia, serviço que chegou no final de 2019, fica de fora.

A explicação surge por parte da empresa da maçã, num comunicado citado pelo The Verge. Garantindo que a App Store foi criada para ser um "lugar seguro e de confiança". A Apple explica que, antes de serem lançadas na loja de apps, todas as aplicações são analisadas de acordo com um conjunto de diretrizes. O objetivo é garantir a proteção dos clientes e um "campo de jogo justo" para os developers.

Cloud gaming xCloud da Microsoft já tem data para chegar a Portugal
Cloud gaming xCloud da Microsoft já tem data para chegar a Portugal
Ver artigo

Num comunicado enviado ao mesmo site, a Microsoft garante que não consegue encontrar uma solução para trazer o xCloud para o iOS através da App Store. A gigante tecnológica chega mesmo a atribuir a culpa exclusivamente à Apple, que diz "ficar sozinha" ao negar aos consumidores os benefícios dos serviços de gaming em cloud. A Microsoft acusa a Apple de "tratar de forma consistente os jogos de maneira diferente" e de "aplicar regras mais brandas às apps que não são jogos".

A Microsoft garante que pretende continuar à procura de uma forma de trazer o xCloud e o Xbox Game Pass Ultimate, no qual vai ser integrado sem custos adicionais, aos equipamentos iOS. Isto significa que os subscritores poderão aceder a um catálogo com mais de 100 títulos a partir de um simples smartphone, exceto um iPhone.

Recentemente, no Xbox Games Showcase, a Microsoft voltou a mostrar jogos do catálogo Xbox, depois de uma primeira apresentação onde foram revelados alguns títulos, sobretudo produzidos por editoras externas. Entre as novidades espera-se Halo Infinite, um dos grandes exclusivos das plataformas da Microsoft, que deve intergrar o serviço xCloud no lançamento do jogo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.