O São Miguel 02, ou apenas SM02, entra no portfólio de embarcações construídas pelo Técnico Solar Boat (TSB), um projeto constituído por estudantes do Instituto Superior Técnico, como o sexto protótipo desenvolvido pela equipa, desde a sua fundação em 2015.
Com uma propulsão elétrica alimentada a hidrogénio, segue os passos do seu antecessor SM01, pegando nas inovadoras tecnologias apresentadas em 2021 e enquadrando-as numa fórmula mais competitiva, a fim de ser um protótipo mais potente, mais eficiente e mais leve, ultimando numa embarcação mais competitiva, sublinha-se em comunicado.
A embarcação vai competir já este verão, de 1 a 6 de julho, no Monaco Energy Boat Challenge, considerado o maior evento de embarcações movidas a energias renováveis do mundo. Terá pela frente equipas de diversos países em provas de velocidade, agilidade e resistência, e o objetivo é alcançar os primeiros lugares.
Clique nas imagens para mais detalhe
Foi já nesta competição que o TSB conseguiu atingir um segundo lugar em 2019 e um terceiro lugar em 2022 com as suas embarcações solares, embora nunca tenha conseguido um pódio com o seu anterior protótipo a hidrogénio, algo que espera conseguir atingir este ano, admite a equipa.
O SM01 levou, no entanto, o TSB a ganhar inúmeros prémios de inovação pelos seus desenvolvimentos com hidrogénio, sendo também este um objetivo para este ano, com a versão 02.
Apresentado oficialmente esta quinta feira, dia 12 de junho, o São Miguel 02 é uma reafirmação do compromisso para com a sustentabilidade e inovação na mobilidade náutica, sendo ao mesmo tempo um marco particularmente importante, tendo em conta os futuros objetivos do projeto, refere-se em comunicado.
“O TSB vê grande potencial no hidrogénio para a mobilidade do futuro, pelo que a equipa trabalha arduamente para estar na vanguarda da inovação destas tecnologias, de modo a sermos uma referência internacional para a Indústria Náutica com os nossos desenvolvimentos”, explica Miguel Gil, líder de Equipa do Técnico Solar Boat. “Este novo protótipo é precisamente um símbolo desse objetivo, sendo o culminar de anos de conhecimento acumulado, que nos permitiu desenvolver uma embarcação competitiva e que será o primeiro passo para projetos ainda mais ambiciosos no futuro”, acrescenta.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários