Um carro citadino e sustentável movido a hidrogénio, concebido e construído em Portugal: é assim que a equipa do Instituto Superior Técnico apresenta o “Técnico Fuel Cell”, recentemente dado a conhecer num roll out ao público em que ligou o motor e deu umas voltas, apesar de alguns desafios inesperados.

Neste momento, o Técnico Fuel Cell - também conhecido como TFC01- consiste num protótipo com 130kg e apenas uma roda motriz por motivos de eficiência, apresentando uma tecnologia de célula de combustível PEM (Proton Exchange Membrane).

A utilização de hidrogénio (a 200bar) como combustível garante a produção de energia limpa e sustentável para alimentar o motor elétrico do veículo. Resultado: em vez de fumos poluentes, sai água pura como resíduo.

“É a única equipa em Portugal com um carro movido a H2 desenvolvido por estudantes, mas também demonstra o compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico”, resume Duarte Soares, team leader do TFC01.

No futuro, o projeto vai poder ser acompanhado na competição “Shell Eco-marathon de Urban Concepts”, mas antes disso pôs o motor a trabalhar e deu umas voltas, pela primeira vez para o público em geral.

“A apresentação do TFC01 foi, tal como o trabalho até aqui desenvolvido, uma montanha russa de emoções e desafios, mas que acabou a ser um sucesso”, referiu Duarte Soares em declarações ao SAPO TEK, sublinhando a preparação da equipa “para o inesperado”.

O team leader partilhou que nas últimas semanas antes do evento houve desafios inesperados, “desde um controlador de motor que se queimou, a um DC/DC no sistema de powertrain que decidiu também entrar em curto circuito, um suporte do motor que não queria ficar no sítio e uma carroçaria que parecia não querer ficar bem pintada”.

Clique nas imagens para mais detalhes

Nem as condições meteorológicas ajudaram no dia do roll out, sexta-feira, 28 de março, com um temporal que obrigou a equipa a adaptar os planos de test drive do carro. A solução foi convencer o IST a deixar o carro andar dentro do Pavilhão Central. E andou.

“Apesar de todo o trabalho e dedicação, ao formar esta equipa e ao conceber este protótipo aprendemos que as coisas nem sempre correm como pretendemos. Temos que nos adaptar e fazer funcionar, ser engenheiros”, afirmou Duarte Soares.

Neste momento, acrescentou, a equipa “mal pode esperar pela competição em França”, assim como por próximos eventos e pelos próximos protótipos “que estamos já a começar a conceber!”.

O TFC01 conta atualmente com 49 membros de diversas áreas da engenharia, incluindo Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica, passando por Química e até de Materiais. A implementação deste projeto envolve uma colaboração única entre estudantes, docentes e empresas privadas.

Empresas como a Ecocompositos, Effectech do UK, Mouser dos USA, Bolas e Beta Tools, RTS, Emetres e Massivit de Israel, MEANWELL de Taiwan, BRM Land Africa de Sintra e Sensiron da Suíça forneceram materiais e tecnologias essenciais para a construção do veículo. O apoio financeiro e técnico vem de organizações como Galp Energia, REN, Grupo ProCME, Caixa Geral de Depósitos e Santander.

“O Técnico Fuel Cell representa o melhor da inovação, colaboração e empreendedorismo em Portugal. O nosso trabalho pretende inspirar a próxima geração de engenheiros e empreendedores, mas também posicionar o país na vanguarda da revolução da mobilidade sustentável”, resume Duarte Soares.