A NASA e a ESA (Agência Espacial Europeia) têm um plano para fazer com que as amostras recolhidas pelo rover Perseverance, que está em Marte desde 18 de fevereiro de 2021, voltem à Terra. Agora, ambas as agências espaciais chegaram a uma decisão em relação ao local onde o rover deixará um conjunto de tubos com amostras da superfície do Planeta Vermelho, prontos para serem recolhidos.
De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana, o local escolhido, que toma o nome “Three Forks”, encontra-se perto da base da Cratera de Jezero, onde acredita ter existido um lago e um delta.
Clique nas imagens para mais detalhes
Como explica Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA para ciência, ambas as agências já estiveram a rever o próximo passo do Mars Sample Return Program e espera-se que o Perseverance coloque o conjunto de tubos com amostras no local indicado já no próximo mês.
“Quando o primeiro tubo for posicionado na superfície [de Marte] será um momento histórico para a exploração espacial”, realça Thomas Zurbuchen.
Os cientistas acreditam que as amostras recolhidas pelo rover na Cratera de Jezero podem ser particularmente importantes, com a possibilidade de incluírem matéria orgânica. No entanto, para poderem levar a cabo uma análise mais aprofundada, os cientistas terão de esperar que as amostras voltem à Terra, o que, se tudo correr como planeado, acontecerá em 2033.
Clique nas imagens para recordar algumas das amostras recolhidas
Segundo os planos atualizados do Mars Sample Return Program, as amostras deixadas pelo Perseverance na superfície marciana serão recolhidas pelo veículo Sample Retrieval Lander, com a ajuda de dois helicópteros, com um design semelhante ao do Ingenuity, sendo depois transferidas para o Mars Ascent Vehicle.
O Mars Ascent Vehicle partirá depois para o Espaço, lançando o conjunto de amostras na órbita marciana. O Earth Return Obiter da ESA apanhará o contentor que as contém, trazendo-o de volta para a Terra.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários