Foi um dos destaques da Consumer Electronic Show no início do ano, estreou-se em Taiwan em julho e sabe-se agora que vai chegar à Europa em 2016. A Gogoro SmartScooter destaca-se por ser um veículo elétrico integrado num ecossistema de abastecimento próprio e por ter uma forte componente tecnológica.

A scooter em si está equipada com mais de 50 sensores que ajudam o utilizador a perceber tudo o que se passa com o veículo. E para isso basta usar uma aplicação para smartphone. Será também através desta app que será possível reservar as baterias que alimentam a Gogoro.

Pois um dos destaques da Gogoro é o sistema de carregamento que acompanha o veículo. A scooter usa duas baterias elétricas como fonte de energia, que podem ser facilmente trocadas em postos de abastecimento proprietários.

Estas centrais de abastecimento estão espalhadas em vários pontos da cidade e o utilizador só precisa de depositar as baterias vazias e pegar em duas que estão cheias.

O modelo de negócio também é alternativo pois além de comprar a scooter, o utilizador deverá subscrever um serviço que lhe garante acesso aos postos de abastecimento. Para a Europa ainda não são conhecidos preços oficiais, mas em Taiwan - o primeiro mercado da Gogoro - a scooter custa o equivalente a 3.600 euros e os serviços de subscrição variam entre os sete e os 25 euros.

De acordo com o The Verge, fica ainda aberta a porta de entrada da Gogoro em mais cidades europeias onde a deslocação por meio de scooters é uma prática comum. Isto porque a tecnológica recebeu um investimento de 130 milhões de dólares por parte da Panasonic, a empresa que fornece as baterias elétricas para o veículo.