![Silicon Valley também pode ser na Europa. A Cisco quer ajudar a criar um em Berlim](/assets/img/blank.png)
O OpenBerlim abriu portas no último trimestre do ano passado e a empresa quer garantir que dá nas vistas, numa cidade que tem sido apontada como o próximo Silicon Valley. A estratégia passa por atrair parceiros, entre empresas mais tradicionais e startups para trabalhar em novas soluções que caibam no conceito de Internet das Coisas. Soluções que tiram partido da possibilidade de levar a conectividade a um número crescente de dispositivos.
O edifício que acolhe o centro é ele próprio inteligente e conta com mais de cinco mil sensores, que registam informação sobre temperatura, iluminação ou movimento para otimizar as condições do espaço.
Na sala de trabalho as luzes são térmicas e podem assumir milhares de tonalidades, em função das condições do tempo, da estação do ano ou de outros parâmetros definidos no software que permite gerir o sistema.
Na sala onde são demonstrados alguns protótipos em desenvolvimento também lá está o sistema usado no edifício, pronto a ser mostrado, mas também pronto a ser melhorado com desenvolvimentos que os parceiros possam vir a acrescentar.
Por entre paredes pintadas ao estilo arte de rua, ainda há um espaço mais reservado para desenvolvimento, onde sobram pistas dos recursos imprescindíveis a muitos projetos, como Raspberry Pis ou uma impressora 3D. E também há um espaço para relaxar, que os responsáveis garantem que tem sido usado em ocasiões tipicamente mais formais, como reuniões. É aí que os sapatos ficam à porta.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários