A Xiaomi apresentou oficialmente as características do seu novo automóvel elétrico, o SU7 Ultra, um modelo que já fez história ao bater o recorde de velocidade, para um carro de quatro portas, no circuito Nürburgring Nordschleife. Este promete ser o primeiro passo de um novo capítulo da (curta) história da Xiaomi como fabricante de automóveis.
Este modelo é um protótipo, mas a versão comercial vai entrar em produção em breve, podendo ser já reservado, com entregas previstas para março de 2025, apenas na China. O seu preço é de 814.900 yuan (cerca de 105 mil euros). Quanto ao recorde, a pista numa via um novo registo há sete anos, marcando no cronómetro 6'46"874. Desde 2014 que apenas sete automóveis elétricos tinham entrado para a lista de recordes e desde 2017 que ninguém assumia um melhor tempo.
E se o tempo foi conquistado com um protótipo, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, garante que a versão comercial, a ser lançada no início de 2025 vai tentar fazer o mesmo registo.
Veja na galeria imagens do Xiaomi SU7 Ultra:
O protótipo do modelo SU7 Ultra já tinha registado uma capacidade de aceleração dos 0-100 km/h em 1,97 segundos. O veículo desafia qualquer outro modelo tradicional a combustível referindo que consegue uma aceleração dos 0-200 km/h em apenas 5,96 segundos e ainda dos 0-300 km/h em 15,07 segundos, para uma velocidade máxima acima dos 350 km/h.
O modelo conta com o mesmo sistema de três motores e uma bateria de alta potência, neste caso concebida para pista. O veículo conta com o sistema avançado de travagem, garantindo uma imobilização do veículo a uma velocidade de 100 km/h em 30,8 metros. O automóvel de quatro portas está preparado de fábrica para ser utilizado em estrada ou em pista.
Pegando no design inicial do Xiaomi SU7 Max, este modelo Ultra conta com um kit aerodinâmico com maiores dimensões, para uma postura mais agressiva na estrada. À frente tem um splitter frontal e um defletor de ar, acompanhado de lâminas de ar em formato “U”, para que seja aumentada a força descendente frontal. A grelha de entrada foi alargada, o que aumenta a área de refrigeração em 10%.
Veja o vídeo do recorde registado:
Na parte traseira tem um difusor ativo ajustável em duas configurações para se adaptar ao equilíbrio de arrasto e a força descendente e dessa forma garantir um consumo energético reduzido numa condução normal. Tem ainda um spoiler fixo em fibra de carbono para manter uma força descendente a alta velocidade.
Para o interior do sedan, a Xiaomi criou um design de carro desportivo, tendo melhorado a aerodinâmica dos bancos e volante. Os bancos desportivos têm suporte lateral ativo, para uma resposta mais rápida e maior estabilidade. O volante foi construído em fibra de carbono, revestido com um tecido microfibra Alcantara. O volante tem um marcador amarelo em posição das 12 horas para ajudar o piloto nas manobras em alta velocidade. Não fugindo aos tons amarelos que caracterizam este SU7 Ultra, os cintos de segurança têm adornos da mesma cor. E ainda tem um botão “boost” vermelho no volante.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários