A alemã Lilium conseguiu um investimento de 119 milhões de dólares (115 milhões de euros), que vai ajudar a empresa a dar os passos que faltam para colocar no mercado o seu eVTOL de sete lugares em 2025. A Lilium está em fase de certificação da aeronave de sete lugares, que deve estar pronta para operar comercialmente já em 2025. No próximo ano, o processo de certificação do design deve estar concluído, de forma a permitir que a empresa avance com a montagem do modelo que será usado nos testes finais tripulados, previstos para 2024.

O eVolt é  um veículo elétrico de descolagem vertical (electric vertical take-off and landinge na descrição em inglês). O Lilium Jet de sete lugares pretende ser uma alternativa para o transporte aéreo rápido. Pode voar cerca de 300 quilómetros, a uma velocidade de 280 km/h e a uma altitude de 10.000 pés.

Foi pensado para o transporte de carga, ou de passageiros (seis mais um piloto). O sistema de levantamento e aterragem vertical da aeronave permite que estas operações sejam realizadas em 10 e 45 segundos, respetivamente, segundo a empresa.

Em 2025, o plano da Lilium é começar a assegurar ligações regulares para trajetos, como a ligação entre Orlando e Miami nos Estados Unidos, e noutros que os clientes já angariados possam lançar.

A Árabia Saudita é um dos primeiros clientes da empresa alemã, com a companhia aérea de bandeira do país a encomendar 100 aeronaves à empresa e a comprometer-se com apoio no processo de certificação do modelo no país.

Antes, a Azul Linhas Aéreas do Brasil tinha já firmado um acordo com a startup alemã, que prevê um investimento de 1.000 milhões de dólares na empresa, que dará direito a uma frota de 200 jatos elétricos, para assegurar um serviço com o eVTOL da marca assim que este possa voar.

A Lilium é uma empresa cotada. Angariou este novo investimento dispersando capital, através da emissão de novas ações, que permitirão o encaixe de 119 milhões de dólares. A operação permitiu juntar à lista de investidores da empresa companhias como a Honeywell, que é já um dos principais fornecedores da companhia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.